São Paulo – Bradesco, Itaú e Banco do Brasil estão entre os 25 bancos com marcas mais valiosas do mundo. O ranking é da consultoria Brand Finance, divulgado pelo portal G1.
O Bradesco aparece na 16ª posição, com valor de marca de US$ 13,61 bilhões. Entre os brasileiros, na sequência, vêm o Itaú, em 18º, avaliado em US$ 12,442 bilhões, e o Banco do Brasil, em 22º, US$ 9,883 bilhões. O Banco do Brasil subiu no ranking em relação ao ano passado, quando aparecia na 26º posição.
A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, ressalta que apesar de o reconhecimento e o marketing do ranking, a realidade dos bancários é bem diferente. “Os bancos considerados mais valiosos precisam ter compromisso com emprego, com seus funcionários e com a saúde dos trabalhadores. A categoria está adoecendo por conta do trabalho abusivo. O valor da marca não pode ser apenas econômico. É preciso que se faça uma análise do tratamento que empresas com marcas valiosas dão aos empregados”.
Entre as instituições internacionais com agências no Brasil, o que detém a marca mais valiosa é o HSBC, com US$ 22,865 bilhões, terceiro lugar na lista global. O grupo espanhol Santander aparece em 6ª, com US$ 20,119 bilhões.
Os outros brasileiros na lista são: BTG Pactual (208ª posição), Redecard (230ª), Banrisul (243ª), Banco do Nordeste (304ª) e Banco Panamericano (413ª). O Brasil fica em sexta posição no ranking dos países com os bancos mais valiosos.
Lucro x responsabilidade social – Apesar de alcançar R$ 11,523 bilhões de lucro líquido ajustado referente ao exercício de 2012, crescimento de 2,9% em relação ao resultado de R$ 11,198 bilhões no mesmo período de 2011, o Bradesco reduziu seu quadro de funcionários em 1.299 postos de trabalho.
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O número de agências da instituição financeira no Brasil cresceu apenas 1,1% em 2012, enquanto o número de correspondentes bancários subiu 23,6%.
No caso do Santander, a história se repete. Lucro alto e demissões no Brasil. O lucro líquido apresentado foi de R$ 1,6 bilhão no quarto trimestre de 2012, crescimento de 6,5% na comparação com o trimestre anterior. O Brasil continua sendo o responsável por 26% do lucro mundial do grupo espanhol – e a América Latina por 50% –, enquanto que a soma de todos os países da Europa onde o Santander atua responde por 27%.
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Apenas nos últimos três meses do ano, o Santander cortou 1.128 vagas no Brasil. Ao mesmo tempo, inaugurou 23 agências, conquistou 461 mil novos clientes e abriu 325 mil contas correntes.
Já o Itaú, que em 2012 somou R$ 14,043 bilhões referente ao lucro líquido recorrente, mesmo com a redução de 4,1% em relação ao ano de 2011, obteve o segundo maior lucro líquido anual já registrado por um banco no Brasil e fechou milhares de postos de trabalho em empresas do seu grupo de dezembro de 2011 a dezembro de 2012.
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Redação, com informações do G1 – 5/2/2013
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Apesar da posição de destaque no ranking, instituições brasileiras reduziram postos de trabalho no país
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