São Paulo - Os funcionários Centro de Atendimento ITM, na Vila Leopoldina, vão eleger, nos dias 19 e 20, cinco integrantes e mais seis suplentes para a Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente). O complexo do Itaú com cerca de 3.500 funcionários, onde grande parte deles está em início de carreira.
A Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidente) é um instrumento dos funcionários para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho, e tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e a defesa da vida e da saúde do trabalhador.
É dever do cipeiro eleito levar as reivindicações dos bancários às reuniões da CIPA e cobrar dos administradores do banco soluções para essas demandas.
Por essa razão, os cipeiros tem a responsabilidade de atuar em defesa de todos os trabalhadores do ITM, estando atentos aos problemas de insalubridade, e sempre com o compromisso de ouvir as reivindicações dos seus companheiros de trabalho, encaminhando- as a direção do banco.
As direções dos bancos impõem aos seus funcionários o cumprimento de metas abusivas, e a pressão para o cumprimento delas tem levado muitos deles ao adoecimento. Depressão, síndrome do pânico, lesões por esforço repetitivo, doenças ocupacionais são só alguns males que acometem com frequência muitos bancários. Por essa razão a Cipa tem um papel fundamental na defesa por melhores condições de trabalho.
Compromisso – Ainda mais importante, segundo o diretor executivo do Sindicato Carlos Damarindo é votar em candidatos que estejam realmente comprometidos com a defesa dos interesses dos bancários, e não dos bancos.
“Como ocorreu nos últimos anos, vários cipeiros se elegeram, durante seu mandato defenderam os interesses do banco e depois fizeram acordo para que fossem demitidos, e recebessem indenização, o que não é o caso dos candidatos apoiados pelo Sindicato, pois eles têm compromisso com os trabalhadores, e suas ações são cobradas pela entidade. O mandato pertence a categoria e não aos cipeiros”, ressalta o dirigente.
Eleição – Os candidatos apoiados pelo Sindicato são: Ana Lucia Do Nascimento(nº 06) - trabalha na Unidade Atendimento Uniclass ITM 3 – Site 2; Thais Cristina Espinosa (nº 26) - trabalha na GER Serviços Uniclass Núcleo 6 – Site 1; Tais Andrea Barbosa (nº 24) - trabalha na Coordenadoria de Controle Operacional ACC – Site 4; Maria do Socorro Mourão (nº 18) - trabalha na Unidade IET Vendas 1, Site 3.
O processo eleitoral no ITM acontece nos dias 19 e 20 de fevereiro. Todos os bancários têm direito a votar em um candidato. A eleição será feita via sistema pelo portal.
Rodolfo Wrolli - 14/2/2013
Linha fina
Sindicato alerta para importância de votar em candidatos compromissados com trabalhador
Imagem Destaque