Pular para o conteúdo principal

PLR dos trabalhadores vem com imposto menor

Linha fina
Até esta sexta 1º, bancários das principais instituições financeiras recebem a segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados e do valor adicional já com a nova tabela do imposto de renda
Imagem Destaque

São Paulo - Fazer pequenas reformas nas casas, quitar dívidas ou iniciar cursos de qualificação. Essas são algumas das destinações do valor economizado pelos bancários com a nova tabela do imposto de renda, que assegura a isenção total para valores pagos na Participação nos Lucros e Resultados de até R$ 6 mil. A mordida menor do leão é conquista da campanha iniciada em 2011 por bancários, metalúrgicos, químicos, petroleiros e urbanitários, com adesão da CUT e demais centrais sindicais, além do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP).

Pela Convenção Coletiva de Trabalho, os bancos têm até sexta, 1º  de março, para fazer o pagamento da segunda parcela da PLR e do valor adicional.

Itaú – O banco faz o pagamento nesta sexta 1º. No entanto, o Sindicato está questionando a instituição e reivindicou esclarecimento sobre quais critérios foram utilizados para definir os montantes destinados aos funcionários. Também na sexta a empresa deve pagar os programas próprios Agir e Prad (Programa de Remuneração por Alto Desempenho), nos quais as regras não são negociadas com o Sindicato e geram sucessivas queixas dos trabalhadores.

HSBC – Os bancários receberam naquinta 27 a segunda parcela do adicional e a PLR que não sofreu desconto do programa próprio (PPR). Apesar de a mudança da regra ser avanço, os efeitos não serão sentidos neste ano, pois de acordo com o banco, a performance em 2012 não atingiu os resultados esperados. Nas questões específicas, os bancários criticam as mudanças no convênio médico.

Bradesco – Os trabalhadores receberam de forma antecipada, em 8 de fevereiro, a segunda parcela da PLR e do valor adicional.

Santander – Os funcionários receberam em 20 de fevereiro a segunda parcela da PLR, do valor adicional e do PPRS (Programa de Participação nos Resultados Santander). O acordo aditivo conquistado pelos funcionários garante que os programas próprios não sofram desconto da PLR da categoria.

Safra – Após intensa negociação entre o Sindicato e o banco, os funcionários tiveram garantido o acréscimo de 20% no valor da parcela adicional da PLR. O crédito ocorreu em 19 de fevereiro.

Caixa – O banco público atendeu a reivindicação do Sindicato e antecipou para esta sexta 1º a segunda parcela da PLR, do valor adicional e da PLR Social. Pelo acordo aditivo, a instituição teria até 31 de março para pagar.

Banco do Brasil – O Sindicato tem insistido para que a empresa faça o pagamento dos funcionários. No Banco do Brasil, que tem acordo específico com os trabalhadores, a PLR é paga semestralmente, mas o depósito deve ocorrer dez dias úteis após o pagamento aos acionistas, marcado para 14 de março. No BB, a principal queixa dos funcionários está na mudança unilateral no plano de funções.

PLR sem IR – Quem recebe até R$ 6 mil ao ano, incluindo programas próprios, fica isento de IR. Os descontos são progressivos a partir desse valor (veja como fica no quadro). As novas regras só valem para a PLR recebida em 2013. Ou seja, os valores pagos como primeira parcela de 2012, creditados dez dias após a assinatura da convenção coletiva, não serão restituídos.


Redação - 28/2/2013

seja socio