Pular para o conteúdo principal

Chapa 1 vence eleição do Saúde Caixa

Linha fina
Candidatos foram eleitos defendendo, dentre outras propostas, aperfeiçoamento do plano, ampliação e qualificação da rede credenciada
Imagem Destaque

São Paulo – A Chapa 1, Movimento pela Saúde, apoiada pelo Sindicato, foi eleita para o Conselho de Usuários do Saúde Caixa com 42,97% dos votos válidos. O resultado foi divulgado nesta terça-feira 4, em Brasília.

Também apoiada pela Fenae e pela maioria dos sindicatos e federações de bancários, a Chapa 1 é integrada pelos titulares Ivanilde Moreira de Miranda, Alex Livramento, Adeir José da Silva (aposentado), Paulo Roberto Borges de Lima e Vanessa Sobreira Pereira. Os suplentes são Álvaro Roberto Figueiro Murce (aposentado), Antônio Abdan Teixeira Silva, Ivoneide Gomes Brandão, Lilian Minchin e Tiago Vasconcellos Pedroso.

Para a diretora do Sindicato e recém-eleita conselheira do Saúde Caixa, Ivalide Moreira, apesar da abaixa adesão ao pleito, a vitória da chapa Movimento pela Saúde foi muito importante para os empregados. Ivy também cobrou maior participação dos bancários nas decisões que envolvem o convênio médico.

“O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é uma das ferramentas que os empregados têm à disposição para poder cobrar a empresa com relação aos problemas no nosso plano de saúde, por isso os bancários precisam se envolver nos processos decisórios. Se a gente deixar a direção da Caixa decidir sozinha isso também, nós não teremos como reclamar no futuro”, pondera a dirigente.

A Chapa 1 foi eleita defendendo propostas como a manutenção e o aperfeiçoamento do plano, sustentando o princípio de solidariedade; a luta pela ampliação e qualificação da rede credenciada; e a realização de estudo para inclusão de pais com baixa renda, visando o não comprometimento financeiro do plano.

Para o dirigente sindical Alex Livramento, é perceptível que muitos funcionários estão dispostos a lutar por um plano de saúde melhor. “A maioria dos que votaram confiaram nas propostas da [chapa] Movimento pela Saúde, pela coerência e a pela disposição de luta que seus integrantes já demonstraram em outras situações”, declara, iniciando agora sua segunda gestão frente ao Conselho.

Conselho – O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. É composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seu mandato é de 36 meses.

Instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do Saúde Caixa, o propósito do Conselho é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.


Rodolfo Wrolli - 4/2/2014

seja socio