São Paulo – Trabalhadores do Centro Administrativo Patriarca do Itaú, que fica no centro de São Paulo, estão revoltados com os recentes cortes. Entre 10 e 14 de fevereiro, foram demitidos 17 funcionários da Área de Cartões de Crédito (ACC). Procurado por dirigentes sindicais, o diretor do setor afirmou que a ACC passa por uma reestruturação e que ocorrerão mais demissões.
“Não se trata de terceirização. Trata-se de eliminação de postos de trabalho”, afirma o diretor do Sindicato Júlio César Silva Santos.
Enquanto teve lucro anual de R$ 15,8 bilhões em 2013, crescimento de 12,8% comparado com 2012, o Itaú extinguiu 2.734 vagas em 12 meses, sobrecarregando os que ficaram.
Reivindicações – O Sindicato reivindica que os trabalhadores, inclusive os que estão na mira de desligamento, sejam reaproveitados em outras áreas da instituição.
“As metas são abusivas e há falta de funcionários”, afirma Júlio César. “É impossível não haver setores para realocação de bancários nesse momento em que a instituição cresce tanto.”
Mariana de Castro Alves – 19/2/2014
Linha fina
Em uma semana, 17 bancários foram dispensados da Área de Cartões de Crédito na concentração do Itaú. Sindicato cobra que funcionários sejam realocados
Imagem Destaque