Pular para o conteúdo principal

Itaú mostra quadro de realocação na Patriarca

Linha fina
Após ato contra demissões, diretoria da Área de Cartões de Crédito apresenta disposição de aproveitar trabalhadores em outros departamentos
Imagem Destaque

São Paulo – Um dia depois de paralisar as atividades de cerca de 1.900 funcionários do Centro Administrativo da Praça Patriarca, representantes do Sindicato tiveram reunião com o diretor da Área de Cartões de Crédito (ACC). O encontro, na sexta 21, discutiu as 17 demissões no setor entre 10 e 14 de fevereiro.

O Sindicato reivindica que o Itaú pare com os cortes e realoque os trabalhadores, caso haja necessidade de alguma reestruturação.

O responsável pela ACC informou aos dirigentes sindicais que o departamento passa por mudanças e que há tentativa de colocar os funcionários em outros departamentos. Um quadro de realocação de 424 funcionários foi apresentado.

Segundo o diretor da área, houve tentativa de realocar os desligados, mas as demissões foram feitas devido à baixa performance.

De acordo com depoimentos colhidos no dia da paralisação, os demitidos foram escolhidos “aleatoriamente” e “cada um tinha uma performance diferente”.

> Itaú Patriarca: colegas demitidos, braços cruzados

“Todo mundo deveria ser aproveitado e o banco tem condição de fazer isso”, destaca a diretora do Sindicato Valeska Pincovai. “Não precisa demitir ninguém porque há vagas para todos. Um exemplo é na rede de agências, onde, por falta de funcionários, o ambiente de trabalho é extremamente estressante, e com metas abusivas!”, afirma a dirigente.

Para que não haja demissões, o Sindicato solicitou prazo para o funcionário encontrar uma área, após tentativa de ser realocado. A diretoria se comprometeu a avaliar a proposta.

“Enquanto isso, os trabalhadores devem ficar atentos a qualquer movimentação e contatar o Sindicato”, orienta Valeska. “Se houver mais demissões, as manifestações continuarão”, afirma a dirigente.


Mariana de Castro Alves – 24/2/2014

seja socio