São Paulo – Um dia depois de paralisar as atividades de cerca de 1.900 funcionários do Centro Administrativo da Praça Patriarca, representantes do Sindicato tiveram reunião com o diretor da Área de Cartões de Crédito (ACC). O encontro, na sexta 21, discutiu as 17 demissões no setor entre 10 e 14 de fevereiro.
O Sindicato reivindica que o Itaú pare com os cortes e realoque os trabalhadores, caso haja necessidade de alguma reestruturação.
O responsável pela ACC informou aos dirigentes sindicais que o departamento passa por mudanças e que há tentativa de colocar os funcionários em outros departamentos. Um quadro de realocação de 424 funcionários foi apresentado.
Segundo o diretor da área, houve tentativa de realocar os desligados, mas as demissões foram feitas devido à baixa performance.
De acordo com depoimentos colhidos no dia da paralisação, os demitidos foram escolhidos “aleatoriamente” e “cada um tinha uma performance diferente”.
> Itaú Patriarca: colegas demitidos, braços cruzados
“Todo mundo deveria ser aproveitado e o banco tem condição de fazer isso”, destaca a diretora do Sindicato Valeska Pincovai. “Não precisa demitir ninguém porque há vagas para todos. Um exemplo é na rede de agências, onde, por falta de funcionários, o ambiente de trabalho é extremamente estressante, e com metas abusivas!”, afirma a dirigente.
Para que não haja demissões, o Sindicato solicitou prazo para o funcionário encontrar uma área, após tentativa de ser realocado. A diretoria se comprometeu a avaliar a proposta.
“Enquanto isso, os trabalhadores devem ficar atentos a qualquer movimentação e contatar o Sindicato”, orienta Valeska. “Se houver mais demissões, as manifestações continuarão”, afirma a dirigente.
Mariana de Castro Alves – 24/2/2014
Linha fina
Após ato contra demissões, diretoria da Área de Cartões de Crédito apresenta disposição de aproveitar trabalhadores em outros departamentos
Imagem Destaque