São Paulo – A Chapa do Participante, apoiada pelo Sindicato na eleição da Funcef, questionou oficialmente a recente decisão da Comissão Eleitoral, que nesta semana anunciou que as chapas concorrentes no pleito de abril não mais teriam números identificadores.
> Vote Chapa do Participante na eleição da Funcef!
Na sexta-feira 23, data da inscrição das chapas, a representante da Comissão informou às candidatas Fabiana Matheus e Celeste da Fonseca que o critério para distribuição dos números seria a ordem de inscrição. Por ser a Chapa do Participante a primeira a realizar o processo, após obter os apoios necessários para a regularização da candidatura, foi atribuída a ela o número 1.
Segundo o regulamento das eleições, elaborado pela mesma Comissão Eleitoral, “assim que forem atingidas as 1.000 (mil) manifestações de apoio, será gerado o número sequencial de identificação da chapa”.
“O Sindicato, historicamente, defende a democratização dos fundos de pensão e, consequentemente, apoia a Chapa do Participante. É um absurdo a falta de transparência e as mazelas que estão ocorrendo nesse processo eleitoral da Funcef”, critica o diretor do Sindicato e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa), Dionísio Reis.
Para a Chapa do Participante, a numeração é imprescindível para dar clareza ao eleitor no dia da votação. Além disso, a chapa considera importante que o processo eleitoral seja pautado pela transparência e respeito às regras que foram amplamente divulgadas no Edital e no Regulamento da Eleição.