Pular para o conteúdo principal

Meta Atuarial: Saiba o que é e como impacta os participantes da Funcef

Imagem Destaque
Meta Atuarial: Saiba o que é e como impacta os participantes da Funcef

Se você é participante da Funcef, o fundo de previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal, seja ativo ou aposentado, a meta atuarial tem um impacto direto no seu bolso. Mas será que todo mundo entende como isso funciona?

"A meta atuarial é a rentabilidade mínima que os investimentos devem atingir para garantir os benefícios da aposentadoria. Ela segue rigorosos estudos técnicos pra ser definida", explica Tamara Siqueira, conselheira fiscal eleita da Funcef e dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Como isso afeta você, participante?

Participantes Ativos (Novo Plano e REB): Se você ainda está contribuindo, a meta atuarial influenciará diretamente o valor do seu benefício futuro. Durante a fase de acumulação, a rentabilidade das suas quotas é o resultado efetivo da rentabilidade real dos investimentos. Mas na hora de se aposentar, se calcula o benefício com base no seu saldo, supondo que no futuro vai render a meta atuarial.

Por exemplo, imagine que você acumulou uma reserva de R$ 200 mil. Se a meta for 5,51%, o seu benefício terá um valor, mas se a meta for menor, 4,5% por exemplo, o seu benefício futuro será cerca de 10% menor. Foi o que aconteceu em 2017, quando a Funcef reduziu a meta atuarial de 5,51% para 4,5%. Para os participantes do REB e Novo Plano, a medida gerou uma redução de cerca de 10% nos benefícios concedidos a quem se aposentou a partir da redução. No Reg/Replan Saldado, a mudança gerou um custo de R$ 6,5 bilhões aos participantes.

Francisco Pugliesi, diretor do Sindicato e bancário da Caixa, relembra que a decisão de diminuir a meta em 2017 foi um golpe Temerário nos participantes: "Essa mudança foi benéfica apenas para a patrocinadora, que precisou investir muito menos na FUNCEF."

"Uma meta conservadora não gera bons resultados para os participantes. Por isso, estamos com uma campanha para trazer melhores entendimentos acerca da necessidade de readequação da meta", afirma Pugliesi enquanto convida todos a conhecer a iniciativa por meio do link.

Aposentados e Pensionistas: Se você já recebe sua aposentadoria, essa mudança não altera diretamente o valor do seu benefício, já que os benefícios já foram definidos com base na reserva acumulada durante a fase de acumulação e outras premissas atuariais. Mas ela tem um efeito indireto importante: o aumento da meta reduz o valor presente dos compromissos do plano, contribuindo para melhorar o cálculo do equilíbrio técnico, reduzindo eventuais déficits não equacionados e contribuindo para evitar equacionamentos futuros.

Por que isso é tão importante?

A meta atuarial é, portanto, um dos pilares para a saúde financeira dos planos de benefício, afetando diretamente tanto os benefícios projetados dos participantes ativos quanto a segurança dos pagamentos para os aposentados. O seu ajuste é definido anualmente e calculado com base em estudos que levam em conta diversas variáveis em cenários projetados para avaliar os impactos de eventual mudança da meta. E quanto mais você souber sobre isso, mais preparado estará para entender o impacto no seu futuro.

seja socio