Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Funcef

Vote Chapa do Participante na eleição da Funcef!

Linha fina
Composta por representantes de diversos segmentos de trabalhadores da Caixa, chapa reúne forças capazes de restituir poder de voz e voto de todos, ativos e assistidos, dentro do fundo de pensão
Imagem Destaque
Foto: Divulgação

São Paulo - O Sindicato apoia a Chapa do Participante na eleição da Funcef (fundo de pensão da Caixa) que ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de abril. Inscrita na sexta-feira 23 pelas candidatas Fabiana Matheus, ex-presidenta da Apcef/SP, e Celeste da Fonseca, a Chapa do Participante é composta por representantes de diversos segmentos de trabalhadores da Caixa que reúnem forças capazes de restituir o poder de voz e voto de todos os ativos e aposentados dentro da Funcef.

Chapa do Participante contesta processo eleitoral na Funcef

“Nossa luta e mobilização em defesa dos bancos públicos se mantém nessa conjuntura de golpe e retirada de direitos. Ter a Caixa 100% Publica é  um importante instrumento de política econômica e de promoção do desenvolvimento econômico e social. Os trabalhadores estão mobilizados e apoiamos a Chapa do Participante para manter nossa representação forte, comprometida e organizada”, ressalta a presidenta do Sindicato, Ivone Silva.

“A Chapa do Participante é composta por pessoas comprometidas historicamente na luta pela democratização da Funcef, pela defesa da Caixa 100% Pública e com as eleições na Fundação. Todas as conquistas que tivemos, inclusive o direito de elegermos nossos representantes, foram lutas dos integrantes da Chapa do Participante”, acrescenta o dirigente do Sindicato e empregado da Caixa Chico Pugliesi. 

No pleito deste ano serão eleitos (para um mandato de quatro anos) três diretores, dois participantes do Conselho Deliberativo e seus suplentes, e um participante do Conselho Fiscal e seu respectivo suplente.

“Hoje, o lugar de representação do participante é indissociável da defesa de conquistas históricas ameaçadas, de uma Caixa forte e 100% pública. A Chapa do Participante é a dos representantes legítimos dos participantes, da transparência e da luta pelo fortalecimento da Funcef”, enfatiza o dirigente sindical Valter San Martin, que concorre pela chapa ao Conselho Deliberativo. 

A proposta da Chapa do Participante é trabalhar de forma independente e autônoma, reforçando a capacidade de luta pela manutenção e ampliação de direitos de todos os beneficiários, como historicamente tem feito. Além disso, ela é apoiada por um movimento plural de pessoas e entidades dedicadas à luta pelo interesse dos trabalhadores.

A Chapa do Participante questiona, entre outros pontos da atual gestão, a falta de transparência, a votação com a patrocinadora (Caixa) ignorando a questão do contencioso e a diminuição da meta atuarial e o impacto dessa redução sobre os planos.

A Chapa do Participante é composta pelos seguintes candidatos:

- Diretoria Executiva: Fabiana Cristina Meneguele Matheus (SP), Emanuel Souza de Jesus (BA) e Álvaro Augusto Hale (DF);

- Conselho Deliberativo: Selim Antônio de Salles Oliveira (MG), Valter San Martin Ribeiro (SP), Alana Cristina Gomes da Silva (SC, Suplente) e Celeste Cássia da Fonseca (DF, Suplente);

Conselho Fiscal: Carlos Augusto da Silva (SP) e Túlio Roberto Nogueira Menezes (CE, Suplente).

Para votar na Chapa do Participante, integrantes do fundo de pensão na ativa e assistidos devem acessar, nos dias da eleição, o Autoatendimento do portal da Funcef ou o aplicativo da Fundação (disponível na Apple Store ou na Play Store). É necessário login e senha. 

seja socio