Pular para o conteúdo principal
Chapéu
INTERVENÇÃO MILITAR

Medo impera nos bairros pobres do Rio, diz ativista do Complexo da Maré

Linha fina
Diretor da ONG Redes da Maré diz que população das favelas e morros teme ações violentas e conflitos que virão como desgaste diário das relações entre os soldados do Exército, polícia e moradores
Imagem Destaque
Foto: Tomaz Silva/ABr

São Paulo – Enquanto a classe média apoia a intervenção militar sobre a segurança no estado do Rio de Janeiro, por acreditar que a violência está nas favelas e morros, o medo toma conta dos moradores que vivem nessas regiões e que já viveram intervenções menos graves que a atual. A avaliação é do diretor da organização não governamental Redes de Desenvolvimento da Maré, Edson Diniz, ouvido pela Rede Brasil Atual.

A classe média, segundo acredita, "vai bater palmas". "Essa parcela da sociedade acredita nessa narrativa de que o crime está localizado só nas favelas, o que a gente sabe que não. Você tem o varejo nas favelas, mas os tubarões consumidores não moram lá e sim nos bairros mais ricos. Então nos bairros mais pobres há o medo. Essas pessoas estão assustadas, porque sabem que serão as mais atingidas”.

> Intervenção no Rio: moradores das favelas são os que mais sofrerão
Intervenção militar no Rio é mais um vexame de Temer

Outro problema, segundo o ativista, é que os moradores dos bairros nobres, da zona sul, apoiam quase que totalmente a intervenção. "Uma parte da cidade sabe que não será atingida de maneira alguma pelas ações", diz. "Um bairro como o Leblon, de classe média alta, não vai ter mandado coletivo; soldados não vão entrar em condomínios de luxo e revistar todos os apartamentos. Ninguém vai fazer isso. Vão fazer na favela".

Habbeas Corpus – Segundo Diniz, a intervenção militar decretada por Michel Temer traz outra peculiaridade que aumenta o temor de populações pobres que vivem na mira de ações militares que nunca trouxeram soluções. "Temos ainda o fato de ser uma intervenção em escala estadual e a própria inconstitucionalidade desse processo, que atropela a Constituição e direitos legais, como são os mandados coletivos de busca e apreensão. E pior: não se sabe ao certo qual é o plano. Nem eles (governo) parecem saber direito qual é o plano."

Na noite de terça-feira 20, a organização Redes das Marés se reuniu com representantes de outros coletivos e movimentos para debater a questão, que está sendo discutida também pela Defensoria Pública da União no Rio de Janeiro. Entre outras coisas, a entidade de defesa da garantia dos direitos da população do Rio, inclusive das mais pobres, vai ingressar com um Habbeas Corpus preventivo contra a proposta de mandado coletivo de busca e apreensão defendido pelos interventores. 

O coordenador da Redes da Maré não tem estimativas quanto aos custos da intervenção desencadeada no estado. Mas destaca dados relativos à ocupação militar no Complexo da Maré, zona norte do Rio, em 2014. Ao longo de 14 meses, circulavam diariamente pelas ruas e becos 1.500 soldados. Um custo diário de R$ 12 milhões, segundo ele. Ou seja, R$ 700 milhões no total.  

"Gastou-se tudo isso e a Maré continua com os mesmos problemas. A violência continua alta, inclusive a violência do estado. A polícia continua com aquelas incursões violentas, não mudou nada. Não mudou a estrutura do crime nem a vida das pessoas melhorou", avalia.

Em 2014 – De acordo com o livro A Ocupação da Maré pelo Exército Brasileiro – Percepção de Moradores sobre a Ocupação das Forças Armadas na Maré, de Eliana Sousa Silva (clique aqui para ler o livro na íntegra), que aborda a ação do Exército na Maré em 2014, 9% dos entrevistados consideraram ter sofrido alguma ação caracterizada como violação de direitos, especialmente, a entrada de soldados no domicílio. Para mais de 40% dos que sofreram alguma violação, o desrespeito aconteceu mais de uma vez, com agressão verbal e física.

Segundo a autora, chama atenção a invasão da residência por parte dos militares - o que já era comum nas operações policiais na Maré. Estima-se que quatro mil lares podem ter sido invadidos pelo Exército, o que ilustra o desrespeito à privacidade e, também, a ausência de legalidade no ato da invasão à residência não são, em um universo no qual as pessoas têm pouco conhecimento sobre as leis e sobre seus direitos, atos facilmente identificados como violação de direitos — pelo menos, não tanto como é o atentado à pessoa, na forma de agressão física e verbal.

Edson Diniz não nega as cenas de assaltos e arrastões durante o Carnaval, que tomaram conta da mídia tradicional e das redes sociais – que aumentaram a sensação de insegurança e medo. "Entretanto, a análise dos dados mostra que não houve uma explosão de violência no Rio de Janeiro, que justificasse a medida que, na verdade, é usada como última cartada de Michel Temer, com a maior desaprovação popular da história", afirma.

Ele menciona dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), do próprio governo estadual, sobre o carnaval de 2018. "Foi menos violento que os anteriores", garante.

Segundo o ISP, em 2016 foram 1.771 roubos a transeuntes; em 2017, 1.178. E em 2018, caiu para 1.062. Nos mesmos anos, os casos de homicídios foram 101, 94 e 86. "Mesmo que haja a ressalva de que os dados são provisórios, ainda assim o quadro não é pior que os anos anteriores. É grave, é claro. No entanto, a explosão de violência não ocorreu".
 
"A verdade é que o presidente mais impopular da história do Brasil saiu derrotado na sua proposta de reforma da previdência. Ninguém mais fala nessa reforma. Por isso, mudar a pauta do país para o tema da segurança é providencial para um governo que luta para sobreviver politicamente”, afirma.

Para o ativista, não se constrói política de segurança pública eficiente a partir de uma intervenção federal desarticulada do cumprimento do dever de oferta de serviços públicos, como educação, saúde, moradia, emprego. "Pelo contrário, resgatam velhas fórmulas, com os militares tratados como a salvação para crise, como se pudessem trazer paz pela guerra. Trata-se de um governo moribundo atendendo demandas político-eleitorais".

seja socio