Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Negociação

Sindicato retoma CCV do Banco do Brasil

Linha fina
Após ter sido suspensa por conta de mudança arbitrária por parte do banco, a CCV foi retomada no Sindicato com a manutenção do termo anterior, sem prejuízo ao bancário
Imagem Destaque
Charge: Márcio Baraldi

Após negociação entre a Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil com a direção do BB, o Sindicato retomou, na sexta-feira 22, o recebimento de protocolos da Comissão de Conciliação Voluntária (CCV) dos trabalhadores do banco.

A CCV havia sido suspensa por conta da mudança imposta pelo BB que incluía nos contratos uma cláusula dando quitação da 7ª e 8ª horas além dos 5 anos previstos pela legislação trabalhista. Essa mudança, imposta de forma arbitrária, geraria prejuízo para os trabalhadores e, por isso, o Sindicato suspendeu a atividade até que houvesse uma negociação.

"O bancário iria sofrer muitas perdas se não fosse a intervenção do Sindicato. Porque a partir do momento em que ele assinasse o acordo dos últimos 5 anos trabalhados, ele estaria aceitando a quitação de todo o período do cargo exercido e deixaria de estar contemplado com ações de interrupção de prescrição de prazo”, explica dirigente sindical e bancário do BB Renato Augusto Carneiro, acrescentando que o Sindicato quer garantir o tempo de pagamento aos trabalhadores retroativo a 2006.

Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Banco do Brasil
Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários 

O dirigente ressalta que a CCV somente foi retomada após a Comissão de Empresa convencer a direção do banco a retirar essa cláusula do termo de quitação.

“Através da suspensão e da cobrança, por meio da Comissão de Empresa, é que o Sindicato conseguiu reverter a situação e voltou a dar continuidade no atendimento aos trabalhadores ”, reforça Renato. Ele lembra que é papel do Sindicato preservar os direitos e proteger os trabalhadores de eventuais perdas.

 

 

 

seja socio