A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) sediou, nesta segunda-feira (1º), o lançamento da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar, uma iniciativa que busca ampliar a proteção, a transparência e a representatividade dos trabalhadores participantes de fundos de pensão.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região participou do evento ao lado da Anapar (Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão) – Regional São Paulo, reforçando o compromisso histórico da categoria com a defesa da previdência complementar fechada.
A cerimônia foi conduzida pelo deputado federal Tadeu Veneri (PT-SP), presidente da Frente, e pelo deputado estadual Luiz Claudio Marcolino (PT-SP). A atividade reuniu diversas entidades representativas dos trabalhadores, entre elas Anabb, ABRAP, Afubesp e Fenae, além de dirigentes nacionais e estaduais da Anapar, conselheiros e lideranças do setor.
Em sua fala, o presidente da Anapar, Marcel Barros, destacou o papel estratégico da nova Frente na garantia dos direitos previdenciários dos participantes. “A Frente Parlamentar, para nós participantes, tem um papel muito importante na defesa de quem contribui ao longo da vida e espera segurança em sua aposentadoria”, afirmou, ressaltando que trabalhadores e aposentados precisam ser protagonistas nas decisões sobre o patrimônio que ajudam a construir ao longo de toda a carreira.

O diretor do Sindicato e coordenador da Regional São Paulo da Anapar, Renato Carneiro, reforçou a relevância da iniciativa. Para ele, o lançamento da Frente na Alesp atende a um anseio histórico do setor.
“A criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento das Entidades Fechadas de Previdência Complementar aqui em São Paulo é muito importante e responde à demanda de promoção e proteção desse sistema. A previdência fechada movimenta mais de R$ 1,4 trilhão na economia; é um setor extremamente cobiçado pelo mercado financeiro e merece um olhar atento da sociedade e dos legisladores, visando sempre a proteção dos participantes e beneficiários.”
Renato Carneiro
Renato também destacou que a articulação entre parlamentares federais e estaduais, já iniciada em Brasília e agora ampliada para São Paulo e outros estados, será fundamental para a construção de políticas públicas e para a vigilância permanente da legislação específica do setor. “Essa rede que está sendo formada vai atuar de maneira coordenada para garantir segurança, transparência e participação social nas decisões que impactam milhões de trabalhadores”, completou.