A Contraf-CUT e Fenae lançaram duas cartilhas importantíssimas na atual conjuntura, de ataques pelo governo federal ao papel social da Caixa e aos direitos dos seus empregados.
> Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários
A primeira, chamada #LUTASeCONQUISTAS, direcionada aos trabalhadores do banco público, conta parte da história de luta e conquistas dos empregados. O material faz parte de uma série, que ainda contará com outros quatro exemplares.
> Caixa: empregados reagem à ameaça com luta
> Caixa: empregados vestem preto contra reestruturação
A outra, direcionada para a população em geral, chamada A Caixa é toda sua, destaca o papel social do banco público e a sua importância para a população. O material traz dados como, por exemplo, o peso da Caixa no financiamento habitacional (69,9% de participação no mercado; na poupança (40% de participação); no pagamento do seguro-desemprego, PIS, abono salarial, pensões e aposentadorias; na oferta de crédito mais barato; na operação do bolsa família, Minha Casa Minha Vida e financiamento de obras de saneamento e infraestrutura; nos repasses para áreas como educação, saúde e segurança pública; e na inclusão bancária dos brasileiros.
> O que você tem a ver com os bancos públicos?
“As cartilhas são importantes ferramentas de luta na defesa da Caixa 100% Pública, do seu papel social e dos direitos dos empregados. É importante que os empregados se apropriem dos dados apresentados nos materiais e colaborem no debate com a sociedade. Afinal, a Caixa é um patrimônio do povo brasileiro, fundamental para o desenvolvimento do país. Defender a Caixa e o seu papel social é defender um Brasil menos desigual e com mais oportunidades para todos”, enfatiza o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.
> CLIQUE AQUI para baixar a versão digital das cartilhas
Os dirigentes do Sindicato irão distribuir as versões impressas das cartilhas nos locais de trabalho de São Paulo, Osasco e região. Porém, se o empregado desejar receber a versão impressa em primeira mão, basta preencher o formulário abaixo. Os materiais chegarão até os empregados por meio dos dirigentes ou via malote.