Pular para o conteúdo principal

Sindicato suspende reestruturação da Caixa na justiça

Linha fina
Juiz deferiu tutela antecipada determinando que banco suspenda reestruturação até que ocorram negociações no âmbito da Mesa Permanente de Negociação
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais

O movimento sindical, através de ação judicial impetrada pela Contraf-CUT, conseguiu, nesta terça-feira 11, uma importante vitória para os empregados da Caixa. O juiz responsável pela ação deferiu tutela antecipada suspendendo a aplicação da reestruturação até que sejam realizadas negociações no âmbito da Mesa Permanente de Negociação.

Além disso, determinou que o prazo de adesão dos empregados seja de no mínimo 15 dias, começando a contar após a conclusão da Mesa Permanente de Negociação. Portanto, o prazo estipulado unilateralmente pela Caixa para o dia 12 de fevereiro, às 19h, não tem mais qualquer valor legal.

“Defiro a tutela antecipada para determinar o imediato sobrestamento do processo de implementação do novo plano até que haja a realização de reunião e de tratativas no âmbito da Mesa Permanente de Negociação e para reformular o cronograma de adesão, fixando novos prazos para adesão por qualquer dos empregados da reclamada, em prazo não inferior a 15 (quinze) dias, em atenção ao princípio da razoabilidade, a correr após a conclusão do trabalho da aludida Mesa Permanente de Negociação”, diz o juiz em sua decisão.   

A Comissão Executiva dos Empregados da Caixa (CEE/Caixa) se reúne com a direção do banco amanhã 12, às 9h, para tratar da reestruturação.

“A reestruturação está suspensa até a conclusão do processo de negociação e o prazo não vale mais. Orientamos os empregados a aguardar antes de tomar qualquer decisão quanto a adesão. Na reunião, vamos buscar esclarecer todas as dúvidas dos empregados”, diz o diretor do Sindicato e coordenador da CEE/Caixa, Dionísio Reis.

Reestruturação ameaça funções e papel social da Caixa 

Mobilização – Nesta quinta-feira 13, os empregados da Caixa em todo o país realizam um Dia Nacional de Luta contra a reestruturação. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região também estará mobilizado, com protestos em todas as regiões da cidade. Para isso, a entidade convoca os empregados da Caixa a vestirem preto e somarem-se à luta.

Nesta quinta 13, vista preto em defesa da Caixa

Os empregados podem utilizar o formulário abaixo para dar sua opinião e enviar suas dúvidas sobre a reestruturação até as 8h desta quarta-feira 12. Todos os questionamentos e apontamentos dos empregados serão apresentados à direção do banco na mesa de negociação. 

seja socio