Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Prática Antissindical

Contra dirigentes sindicais, Santander descumpre até decisões judiciais

Linha fina
Banco tem desrespeitado decisões em segunda instância do judiciário trabalhista para reintegração de dois dirigentes sindicais, e chegou a utilizar a pandemia como argumento para demora no cumprimento. Estranha-se que a crise sanitária não o impediu de demitir e de convocar para trabalho presencial
Imagem Destaque
Foto: Mauricio Morais / Arquivo / Seeb-SP

O Santander está atacando a organização da categoria bancária. Dirigentes sindicais estão sendo perseguidos com advertências e suspensões, com justificativas frágeis e desproporcionais ao peso das punições, e já chegou a demitir dirigentes sindicais, prática que não é comum em qualquer outra instituição bancária. Agora, a perseguição aos dirigentes e o ataque a organização dos trabalhadores chegou a tal ponto que o banco espanhol está desrespeitando até mesmo decisões judiciais de segunda instância da Justiça do Trabalho que determinou a reintegração de dirigentes sindicais demitidos. São dois casos: um no Paraná e outro em Pernambuco. 

Paraná 

No caso do Paraná, foi determinada a reintegração imediata do bancário dirigente, em decisão de segunda instância, no dia 17 de janeiro. Até o fechamento desta matéria, o Santander ainda não havia cumprido a decisão judicial. 

“Por tais razões, defiro a tutela provisória de urgência recursal para determinar que o autor (banco Santander), no prazo de 10 (dez) dias, providencie a reintegração do réu  ao trabalho, nas mesmas condições vigentes quando do início da sua suspensão, sob pena de pagamento de multa diária de R$ 5.000,00, bem como para determinar que o autor, no mesmo prazo de 10 (dez) dias, proceda ao pagamento dos salários a que o réu teria direito desde o início da suspensão até a data da efetiva reintegração ao trabalho, sob pena de emissão de ordem de penhora on-line de valores pelo SISBAJUD - Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário”, diz trecho da decisão proferida em segunda instância.

Pernambuco 

Já no caso de Pernambuco, foi expedido mandado de reintegração em 7 de dezembro/2020, com prazo de até oito dias úteis para o seu cumprimento. Entretanto, o banco não respeitou a decisão. 

Em 21 de dezembro, foi comunicado ao juízo o descumprimento da decisão por parte do Santander. A Justiça determinou, no dia 12 de janeiro, que o banco explicasse em até cinco dias as razões para não ter acatado a decisão. No dia 28  de janeiro, já com o prazo estourado, o Santander alegou que o RH não cumpriu a decisão por conta da pandemia e pediu mais cinco dias úteis para a reintegração, o que novamente não foi respeitado. 

Nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, o juízo negou ampliação do prazo e determinou, novamente, a reintegração imediata. 

“Observo que a advogada do reclamado estava presente na sessão do julgamento ocorrida em 8/10/2020, quando foi determinada a imediata reintegração do reclamante, que logo ficando ciente do seu conteúdo, que o auto de reintegração da reclamante foi cumprido em 7/12/2020; que em 21/12/2020 o banco réu emite declaração em total desacordo com o comando judicial que deferiu a reintegração, da qual já estava devidamente ciente; que as instituições bancárias continuam funcionando normalmente, apesar do estado de pandemia, não sendo razoáveis as alegações trazidas para requerimento de dilação de prazo, de forma que a ordem judicial de reintegração deve ser cumprida de imediato”, diz trecho da decisão, de segunda instância, que negou a ampliação do prazo para a reintegração, que até o momento não foi respeitada pelo Santander. 

“É um completo absurdo que o Santander faz para atacar a organização dos bancários e perseguir dirigentes sindicais, onde desrespeita até mesmo decisões judiciais trabalhistas. Estes bancários estão sem salário, o que fica ainda pior neste momento de pandemia. É também de uma desfaçatez inacreditável que o Santander alegue não conseguir realizar uma reintegração por conta da pandemia. Para demitir, como fez em plena pandemia, o banco não enfrenta problemas. Para perseguir dirigentes sindicais o banco não encontra problemas. Para convocar mais de 80% dos seus trabalhadores para retorno ao trabalho presencial, o banco não enfrenta problemas. A pandemia nunca foi motivo para que o banco de fato cumprisse os protocolos de segurança, preservando, assim, a vida de seus funcionários e clientes. Só que, quando é do interesse do Santander, a pandemia passa a ser desculpa para não realizar uma reintegração E, pior, desrespeitar uma decisão judicial”, indigna-se a diretora do Sindicato e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Santander, Lucimara Malaquias. 

“Este é mais um exemplo do tamanho desrespeito com que o Santander atua no Brasil, país que garante a maior parte do lucro global do banco espanhol. Nós, do movimento sindical, sabemos que o Santander possui uma postura muito desrespeitosa para com os bancários brasileiros, em completa ausência de isonomia com a conduta do banco em outros países. Porém, agora, parece que nem mesmo o judiciário brasileiro é digno de respeito por parte do Santander”, conclui Lucimara.

seja socio