Pular para o conteúdo principal

Caixa Federal anuncia data da divulgação do lucro, e Sindicato cobra pagamento da PLR

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra figura masculina diante de um calendário em tamanho grande, e cercado por íccnes de moedas com cifrões e de um gráfico em barras representando crescimento

A Caixa Econômica Federal anunciou, no dia 17 de fevereiro, que o lucro de 2021 do banco público será divulgado nesta quinta-feira 24. Diante da informação, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região enviou, nesta quarta-feira 23, ofício à direção da empresa cobrando o pagamento da segunda parcela da PLR de 2021 e da PLR Social, que só podem ser pagas após a divulgação do balanço anual.

“Cobramos a antecipação do pagamento da segunda parcela de 2021 da PLR e da PLR Social como forma de valorizar o trabalho e o empenho dos empregados da Caixa Econômica Federal, que foram os responsáveis diretos pelo resultado e pelos pagamentos dos programas sociais administrados pelo banco público ao longo de 2021.”

Tamara Siqueira, dirigente sindical e empregada da Caixa

PLR Caixa Federal 2021

A Caixa Econômica Federal é o único banco 100% público com presença nacional, e com forte atuação social, responsável por administrar o FGTS e programas sociais, como o Fies, Prouni, Bolsa Família, Casa Verde Amarela e outros. O cálculo da PLR da Caixa é determinado através de um acordo coletivo próprio. (ACT PLR Caixa 2021).

Assim como ocorre nos bancos privados, o pagamento da PLR da Caixa é dividido em duas parcelas, sendo a primeira parcela paga até 30 de setembro de 2021, e a segunda parcela até 31 de março de 2022.

As regras de cálculo da PLR Caixa 2021 são diferentes das regras negociadas com os banco privados. Diferentemente destes últimos, a primeira parcela da PLR Caixa 2021 é equivalente a 50% do valor total da PLR.

A PLR da Caixa é composta por dois módulos: o módulo Fenaban e o módulo Caixa (conhecido também como PLR Social). O primeiro é formado pela regra "90% do salário + valores fixos" mais a distribuição de 2,2% do lucro líquido. Já o módulo Caixa é composto pela PLR Social, equivalente a 4% do lucro do banco divido para todos os funcionários.

Importante ressaltar que o valor total da PLR da Caixa está limitado a três remunerações base por empregado.

PLR Social Caixa – Uma luta dos empregados

A PLR Social Caixa Econômica Federal, ou PLR Social CEF é fruto da luta dos trabalhadores e das entidades representativas.

A conquista da PLR Social CEF é resultado da Campanha Nacional Unificada (campanha salarial) de 2010, e foi uma forma de valorizar os trabalhadores pelo trabalho relacionado a programas sociais do governo federal, operacionalizados pelo banco público.

Em 2020 foi primeira vez que uma direção da Caixa fez o pagamento da PLR Social Caixa menor do que o acordado, o que motivou paralisação nacional dos empregados e ingresso de ação judicial pleiteando a diferença dos valores, e que aguarda decisão.

“O movimento sindical exige respeito aos empregados! A direção da Caixa deve pagar a PLR Social 2021 da forma determinada pelo Acordo Coletivo de Trabalho firmado em 2020 e com validade até primeiro de setembro de 2022”, afirma Tamara.

seja socio