Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Maria Helena: 'Aqui eu aprendi que nunca é tarde para realizar sonhos'

Imagem Destaque
Maria Helena Francisco, em entrevista para o 100 anos do Sindicato, usou vestido com estampa floral, cabelos loiros e soltos na altura dos ombros

Maria Helena Francisco, atuante há mais de 35 anos na categoria bancária, tem uma história de superação, disposição de luta, garra e realização de sonhos.

Ela é a personalidade desta quinta 22, do novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas. A entrevista foi concedida em 2023, ano da comemoração do centenário do Sindicato.

Entre idas e vindas na categoria bancária, Maria Helena contabiliza mais de 35 anos atuante como bancária. No passado, chegou a desistir da carreira e passou a se dedicar aos artesanatos e venda de quitutes para o sustento da família, em 1989, após demitir-se do Banco Econômico. Com dificuldades financeiras e filhas pequenas, Maria Helena decide retornar para a categoria bancária e consegue vaga no Banco Itaú, em 1991.

Das lutas importantes como militante do Sindicato, Maria Helena se orgulha da luta realizada em 1994, dentro do Itaú, que na época tinham direito a somente um lanche. A reivindicação era pelo vale alimentação, que após conquistado virou um direito para os bancários de outros bancos.

Mesmo com anos de militância e adesão as lutas do movimento sindical, Maria Helena conta que o convite para integrar a diretoria do Sindicato dos Bancários veio somente em 1994. Antes tentaram integrá-la junto a Fetec-CUT/SP.

Das experiências marcantes, Maria Helena conta que foi ajudar a fazer a eleição do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, e que mesmo tímida e sem muito jeito para falar no microfone, acabou tendo essa oportunidade de fazer uso da da palavra no carro de som em um local que não tinha muitos conhecidos e acabou superando o medo. E hoje é algo normal.

Maria Helena, emocionada, relembra da realização de um sonho ao curso faculdade de Administração na Faculdade 28 de Agosto, e de todo o trabalho que se dispõe a fazer em prol da categoria bancária.

E os assuntos não param por aí. Maria Helena ainda fala da luta contra a privatização do Banespa, da família e do que espera do movimento sindical e da importância de manter o Sindicato forte.

Canal no Youtube

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio