Após o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região questionar o RH do Santander, o banco confirmou que irá respeitar o feriado da emancipação política de Osasco, celebrado na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro.
“Caso identifiquem qualquer problema relacionado com o respeito ao feriado, ou com o pagamento das horas extras, é fundamental que os bancários denunciem através do Canal de Denúncias do Sindicato. O sigilo é garantido”, orienta o dirigente do Sindicato e bancário do Santander Welington Corrêa.
Além do Canal de Denúncias, que foi aperfeiçoado recentemente, o bancário pode entrar em contato com o Sindicato por telefone (3188-5200), chat, e-mail e WhatsApp.
Entenda a luta
O respeito aos feriados municipais de Osasco - 19 de fevereiro (emancipação política e administrativa) e 13 de junho (dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade) – é uma luta histórica do Sindicato.
Os bancos costumavam se valer do argumento de que em Osasco já existiam outros cinco feriados municipais, que seria o limite imposto em lei federal, para ignorar o feriado de 19 de fevereiro e operar normalmente. Porém, a legislação federal impede unicamente que haja mais de quatro datas comemorativas religiosas municipais (Lei 9.093/95 Artigo 2º), o que não é o caso da emancipação de Osasco.