
Você já ficou com dores após precisar fazer o mesmo movimento repetidas vezes em uma tarefa doméstica? Imagine sentir essa dor constantemente por conta do seu trabalho, sofrendo com todo o estresse decorrente disso. Essa é a realidade de muitos bancários todos os anos, que sofrem com lesões por esforços repetitivos e com distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, as chamadas LER/DORT.
Visando promover a conscientização sobre o tema, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) definiu a data de 28 de fevereiro como Dia Mundial de Combate às LER/DORT. O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região não fica de fora das ações envolvendo a data, uma vez que as LER/DORT são a segunda maior enfermidade enfrentada pela categoria, atrás apenas das questões de saúde mental.
De acordo com dados do DATASUS, em 2024, foram registradas 562 notificações de LER/DORT oriundas da categoria bancária no Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação). Com isso, a categoria representou 6,7% do total de 8.392 notificações registradas no Sinan durante o ano passado.

Os cinco grupos de doenças mais comuns das LER/DORT nos bancários somaram 35% de todos os afastamentos por acidentes de trabalho nos bancos em 2022. Já as mesmas doenças na população em geral não passam de 17% dos afastamentos. Os números são do Observatório de Saúde do trabalhador do Ministério Público do Trabalho com dados do INSS.
Conte com o Sindicato
O Sindicato dos Bancários promove campanhas de divulgação e prevenção, além de negociações com os bancos exigindo ergonomia nos locais de trabalho. Junto a isso, a secretaria de saúde da entidade orienta e auxilia os bancários nos afastamentos por problemas médicos.
Valeska Pincovai, secretária de saúde e condições de trabalho do Sindicato dos Bancários, convida cada bancário afetado pelas LER/DORT a procurar a entidade. Isso pode ser feito pelo WhatsApp da Secretaria de Saúde ou anonimamente por meio do Canal de Denúncias.
"Sempre que sentir dor ou desconforto, procure um médico, se afaste do local de trabalho, exija sempre os equipamentos adequados para trabalhar sem lesões. Não deixe chegar no último momento, procure orientação, procure o sindicato", enfatiza Valeska.
Governo amplia fiscalização
Em agosto de 2024, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão de novas doenças e agravos relacionados ao trabalho (Dart) na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública. Isso significa que essas enfermidades deverão ser notificadas obrigatoriamente por profissionais de saúde na Rede de Atenção à Saúde (RAS), quando estiverem vinculadas ao ofício.
Além das LER/DORT, foram adicionadas à lista o distúrbio de voz relacionado ao trabalho, o câncer relacionado ao trabalho, pneumoconioses, dermatoses ocupacionais, perda auditiva relacionada ao trabalho e transtornos mentais relacionados ao trabalho.
Até então, apenas três doenças e agravos relacionados ao trabalho eram classificadas como de notificação compulsória: acidentes de trabalho, acidentes com exposição a material biológico e intoxicação exógena relacionada ao trabalho. De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2006 a 2023, foram realizadas 440.921 notificações dessas doenças.
Já em relação às seis Dart que eram de notificação sentinela (realizadas somente em unidades de saúde selecionadas), de 2006 a 2023, apenas 16.887 registros foram realizados nos sistemas de informação de saúde. Por isso, o Governo Federal entendeu como necessário que elas passem a ser de notificação compulsória, para que a ocorrência seja conhecida e o Ministério da Saúde possa atuar na prevenção.
