Pular para o conteúdo principal

Domésticas, de Fernando Meirelles, abre temporada do CineB

Imagem Destaque
Circuito de cinema dos bancários leva exibições gratuitas a espaços comunitários

Os bancários e os membros de comunidades de São Paulo, Osasco e região voltarão a assistir cinema de qualidade e de graça. O CineB, projeto do Sindicato em parceria com a Brazucah Produções, está entrando no terceiro ano e tem como principal proposta democratizar o acesso à cultura nacional por meio do cinema.

A reestréia de 2009 acontece nesta sexta-feira, 13 de março, na comunidade Associação dos Amigos de Vila Rica, a partir das 19h, com o longa Domésticas, o Filme, do premiado cineasta Fernando Meirelles. A história conta sentimentos, sonhos e realidade das profissionais domésticas. Neste mês, outras quatro sessões estão programadas: Itapecerica da Serra, Grajaú, Jaguaré e Jardim Santo André.

Está programada também a apresentação do curta de Gilberto Scarpa Os Filmes que Não Fiz, abrindo  as sessões. O curta é sátira sobre um produtor de cinema desconhecido que já tem vários projetos, mas que nunca conseguiu rodar uma produção cinematográfica.

A Associação Amigos de Vila Rica fica na rua João Batista de Lima, 47, uma travessa da Avenida Inconfidência Mineira, no bairro Vila Rica. É necessário retirar ingressos com antecedência no local, com Bia Moreno. Mais informações pelo telefone 2717-5548.

Cine B - O projeto nasceu em 2007, quando atingiu um público de quase 3 mil pessoas em mais de 20 exibições. O balanço de 2008 foi ainda mais positivo: mais de 30 sessões e um público de 3.900 expectadores.

“O CineB é um dos projetos que mais nos orgulhamos em realizar. Sabemos que pelas dezenas de exibições para milhares de pessoas, despertamos, em cada uma delas, o interesse pelo cinema nacional e seus valores culturais. Apostamos no cinema como um instrumento de cidadania, pelo qual os brasileiros podem se identificar e apreciar a sua própria história. Apostamos no projeto e por isso, vamos ampliá-lo neste ano”, disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Além de São Paulo, as exibições gratuitas do projeto já foram levadas a Carapicuíba, Cotia, Embu das Artes, Guarulhos, Jandira, Itapecerica da Serra, Itapevi, Osasco e Taboão da Serra em um verdadeiro exercício de cidadania.

Março
Filmes (veja sinopse abaixo)
Domésticas, o Filme
Os Filmes que Não Fiz (curta)

Dia: 13 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Associação dos Amigos de Vila Rica
Endereço: Rua João Batista de Lima, 47, Vila Rica
Ingressos: Retirada com antecedência no local, Bia Moreno.
Informações: 2717-5548

Dia: 20 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Movimento Comunitário de Assistência e Promoção Humana (MOCAPH)
Endereço: Rua Santos Dumont, 455, Jardim Jacira, Itapecerica da Serra (SP)
Ingressos: Retirada com antecedência no local, com Fernanda, ou no espaço Cultural do Jardim Jacira, com Geane.
Informações: 4669-3799

Dia: 21 (sábado)
Horário: 19h
Local: Associação Comunitária Cantinho do Céu
Endereço: Rua Francisco Inácio Solano, 61, Cantinho do Céu
Ingressos: Retirada com Sandro ou Sr. João.
Informações: 5934-2419

Dia 27 (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: Salão da Paróquia de  São José da Jaguaré
Endereço: Rua Bartolomeu Ribeira, 33, Jaguaré
Ingressos: Retirada com antecedência no local, das 9h ás 17h, com Bete ou com Sra Neuza, na secretaria da paróquia.
Informações: 3768-1182

Dia 28 (sábado)
Horário: 19h
Local: Salão da Paróquia Santo André Apóstolo 
Endereço: Rua Dia Moréia, 18, Jardim Santo André
Ingresso: Retirada com antecedência na secretaria da paróquia, c/ Jaqueline.
Informações: 2751-3100

Sinopses
Doméstica, o Filme (Drama, 2001, 85min)
Direção: Nando Olival e Fernando Meirelles
No meio da nossa sociedade existe um Brasil notado por poucos. Um Brasil formado por pessoas que, apesar de morar dentro de sua casa e fazer parte de seu dia-a-dia, é como se não estivesse lá. Cinco das integrantes deste Brasil são mostradas em Domésticas - O Filme: Cida, Roxane, Quitéria, Raimunda e Créo. Uma quer se casar, a outra é casada, mas sonha com um marido melhor. Uma sonha em ser artista de novela e outra acredita que tem por missão na Terra servir a Deus e à sua patroa. Todas têm sonhos distintos, mas vivem a mesma realidade: trabalhar com empregada doméstica.

Os Filmes que Não Fiz (Ficção, 2008, 16min)
Direção: Gilberto Scarpa
Nos moldes dos documentários em que diretores de cinema famosos falam de seus filmes, com o respaldo de comentários de grandes atores hollywoodianos sobre seu talento e genialidade, Os Filmes que não fiz mostra de forma divertida e cínica a filmografia de um realizador completamente desconhecido que tem muitos projetos e roteiros, mas não tem nenhum filme produzido.
seja socio