Pular para o conteúdo principal

Cenário para negociações sindicais melhorou em 2004

Linha fina
Para o Dieese, campanhas entre meados dos anos 1990 e início dos anos 2000 foram prejudicadas pelo baixo crescimento econômico
Imagem Destaque

São Paulo – Para o Dieese, as campanhas salariais realizadas nos 16 últimos anos têm dois momentos distintos: uma conjuntura desfavorável até 2003, período marcado, na média, por baixo crescimento econômico e desemprego elevado, fatores negativos para a negociação. “De 2004 em diante, há uma reversão da tendência”, disse o coordenador de Relações Sindicais do instituto, José Silvestre Prado de Oliveira. Especificamente nos quatro últimos anos, quando o Dieese consolidou em 702 negociações o universo pesquisado, 91,3% dos acordos foram assinados com reajuste acima da variação do INPC. Na média, os aumentos reais atingiram 5,01%. O maior aumento médio foi do setor industrial (5,66%) e o menor, nos serviços (3,82%). O comércio atingiu 5,47%.

> Leia a íntegra da notícia na Rede Brasil Atual

Rede Brasil Atual - Para ler notícias sobre meio ambiente, política, cidadania, cultura, saúde, mundo do trabalho e temas internacionais sob a ótica do trabalhador acesse www.redebrasilatual.com.br. O portal reúne reportagens do Jornal Brasil Atual, da Revista do Brasil, além do conteúdo produzido diariamente pela reportagem do portal.

Leia mais
> Salários voltam a superar inflação em 2011


Redação - 21/3/2012
 

seja socio