São Paulo - A CUt/SP (Central Única dos Trabalhadores Estadual São Paulo) promove nos dias 19 e 20 de abril a 1ª Conferência Livre da Educação, em preparação à segunda Conferência Nacional de Educação (Conae), prevista para 2014. A atividade ocorrerá na Quadra (Rua Tabatinguera, 192, sé).
A ação faz parte de uma das deliberações aprovadas no 13º Cecut e tem como lema A CUT na Luta por uma Educação Pública de Qualidade para a Classe Trabalhadora (veja abaixo a programação).
Entre outras bandeiras, o movimento cutista defende e cobra do poder público financiamento maior para a educação pública no Brasil, valorização dos docentes e ampliação do acesso. Para avançar, a Central participou ativamente de todas as etapas da 1ª Conferência Nacional de Educação, em 2010, e faz parte da organização da 2ª Conae 2014, que vai ocorrer em Brasília.
Segundo o dirigente da Apeoesp e vice-presidente da CUT/SP, Douglas Izzo, este será um encontro de suma importância que trará benefícios a toda a sociedade. “Queremos discutir a educação com os trabalhadores, já que os problemas educacionais perpassam por todas as categorias. Vamos organizar a nossa base cutista para todas as etapas da Conae, convocada pelo Ministério da Educação. A classe trabalhadora estará mais bem preparada para elaborar e apresentar de forma unificada propostas às conferências locais e intermunicipais, que culminarão na etapa nacional”, afirma.
Na abertura das atividades, estarão presentes os presidentes da CUT Nacional, Vagner Freitas, e o da CUT Estadual, Adi dos Santos Lima. A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira e O Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo serão os eixos das mesas de debate.
As inscrições vão até dia 10 de abril e podem ser feitas pela Secretaria Geral da CUT/SP, pelo email [email protected] ou [email protected].
Programação
|
19 de Abril – Sexta-Feira
|
Credenciamento: 17h às 19h
Coquetel: 18hàs 19h Abertura: 19h Participação: Vagner Freitas – Presidente da CUT Nacional Adi dos Santos Lima – Presidente da CUT Estadual São Paulo 19h40: Mesa – A conjuntura nacional e os desafios da educação brasileira |
20 de Abril de 2013 – Sábado
|
Credenciamento: 8h30 às 11h
9h30: Mesa – Papel dos movimentos sociais na luta por uma educação pública de qualidade no Estado de São Paulo 12h30: Almoço 14h: Grupos de Trabalho 17h: Encaminhamentos 18h: Encerramento |
Vanessa Ramos - 28/3/2013