São Paulo – Os mais de cinco mil bancários lotados na sede do Santander Brasil, conhecida como Torre, vão eleger entre os dias 10 e 12 de março seus representantes na Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). O Sindicato apoia os candidatos André Luis Sotero da Silva (foto à direita), da área de DFs – Consolidação (11° andar) e Gilmar Alexandre da Silva (foto à esquerda), do SAT (8° andar).
“O Sindicato está ao lado desses dois funcionários, pois temos a certeza de que eles terão uma atuação combativa e engajada na Cipa, defendendo as necessidades dos trabalhadores e não os interesses dos bancos em troca de ascensões em suas carreiras”, ressalta o dirigente sindical Welington Corrêa.
Segundo o site do Santander, em 2010 – único ano sobre o qual constam informações – ocorreram mais de 13 mil atendimentos médicos no prédio de 28 andares e 130 mil metros de área construída.
Propostas – Se eleitos, os candidatos vão defender a implantação de propostas como mudanças na distribuição dos elevadores, buscando maior eficiência nos horários de picos; melhoria na qualidade da água potável; limpeza e manutenção dos banheiros; modernização de um plano de evacuação do prédio; realização periódica de verificações nos ambientes de trabalho e suas condições, para identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos funcionários.
Gilmar e André Luis vão lutar também para despertar o interesse de todos pela prevenção de acidentes e doenças ocupacionais; requisitar do banco e analisar informações sobre questões que tenham interferido na segurança e saúde dos funcionários; por melhorias nas rampas de acesso aos estacionamentos das motos, com piso adequado para dias de chuva; e ainda pela instalação de sinalização sonora visando mais segurança na circulação entre a Torre e o Shopping JK .
A Cipa – O objetivo da Cipa é a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais por meio da harmonia entre trabalho, preservação da vida e promoção da saúde do trabalhador. Sua atribuição é instituir uma relação de diálogo e conscientização, de forma participativa, entre gestores e empregados, em relação à forma como o serviço é realizado, buscando sempre a melhoria das condições de trabalho.
A Cipa da Torre será composta por 11 membros, sendo seis titulares e cinco suplentes, indicados pelos trabalhadores e pelo banco.
Redação – 4/3/2015
Linha fina
Sindicato apoia dois nomes para compor comissão que terá missão de prevenir acidentes de trabalho na concentração de 28 andares onde trabalham milhares de bancários
Imagem Destaque