São Paulo – O setor financeiro foi responsável por 19,2% dos atendimentos de associados ao Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), maior patamar em uma década. No ranking divulgado na quarta-feira 15, Dia Mundial do Consumidor, os bancos são superados apenas pelos planos de saúde (28,1%).
As principais consultas e queixas no setor financeiro são relacionadas ao descumprimento de oferta em cartão de crédito, como fim de anuidade gratuita; contestação de juros cobrados em crédito rotativo ou parcelamento; crédito consignado; crédito pessoal; e financiamento de imóveis.
O Idec registrou 7.678 atendimentos no ano passado, dos quais 3.105 tratavam dos processos judiciais movidos pelo instituto.
“Embora planos de saúde tenham ocupado a primeira posição, o principal destaque do balanço é o crescimento das demandas sobre serviços financeiros, que obteve o seu maior percentual nos últimos dez anos, superando as expectativas mesmo para um momento de crise econômica”, afirma o instituto em nota publicada no seu site.
“Esse alto número de queixas de consumidores sobre o setor financeiro é consequência direta da ganância e da forma de gestão dos bancos, que demitem trabalhadores, sobrecarregam bancários e os obrigam a empurrar produtos aos clientes para bater metas abusivas”, avalia a diretora do Sindicato e bancária do Itaú, Marta Soares.