Pular para o conteúdo principal

Bancários são feitos reféns e têm de continuar trabalhando

Linha fina
Funcionários de agência assaltada na Grande São Paulo foram obrigados a cumprir expediente até o final, mesmo com a unidade fechada; Sindicato cobra esclarecimentos e emissão de CAT
Imagem Destaque
Foto: Rudy van der Veen / Good Free Photos

São Paulo – Imagine você ser feito de refém em um assalto a uma agência bancária, sofrer ameaças com armas de fogo, e ainda assim ter de voltar ao trabalho e continuar com suas atribuições como se fosse um dia normal. Foi essa situação absurda que enfrentaram bancários de uma agência do Bradesco na Grande São Paulo.

> Assine o boletim eletrônico com notícias específicas do Bradesco

“A situação é desumana. O assalto ocorreu por volta das 11h30. Bancários foram feitos reféns, ameaçados, passaram por uma situação de grande estresse. Soube do ocorrido e vim até a agência. Pelo menos até as 17h30 os funcionários ainda estavam trabalhando, mesmo com a agência fechada. Faziam inclusive a verificação das máquinas do autoatendimento, roubadas no momento do abastecimento. Não tinham nem mesmo almoçado”, relata a dirigente do Sindicato e bancária do Bradesco, Fernanda Reis.

Após o assalto, um dos trabalhadores precisou de atendimento médico e o SAMU foi acionado. Outro desmaiou. Os assaltantes fugiram do local antes da chegada da polícia. 

O Sindicato cobra esclarecimentos do Bradesco sobre o fato de que bancários feitos reféns não terem sido dispensados do trabalho, que o banco reveja os procedimentos de segurança na agência assaltada e que a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) seja emitida para todos os funcionários da unidade.

> Sindicalize-se e fortaleça a luta em defesa dos direitos dos bancários

“A Convenção Coletiva de Trabalho dos bancários assegura que, no caso de assaltos, todos os bancários devem ter assegurado o direito a atendimento médico e psicológico. É inadmissível que continuem trabalhando. É a saúde dos trabalhadores que está sendo colocada em risco. Além disso, é obrigação do banco emitir a CAT a todos os trabalhadores que foram vítimas do assalto”, diz Fernanda, reforçando que o Sindicato vai acompanhar de perto a situação dos bancários envolvidos e as medidas que o banco vai tomar em relação à saúde e ao bem-estar dos mesmos. 

CAT – A Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) é um documento que serve para reconhecer um acidente de trabalho ou uma doença ocupacional, como é o caso de um trauma psicológico desenvolvido após o empregado passar por um assalto no local de trabalho.

É obrigação do empregador emitir o documento, imprescindível para dar entrada em pedidos de afastamento pelo INSS. Caso a empresa se negue, o trabalhador pode requisitá-lo nos centros de referência em saúde do trabalhador ou no Sindicato (3188-5200).

seja socio