São Paulo – Os cartões de crédito lideram o ranking anual sobre dúvidas de consumo no segmento Serviços Financeiros registradas em 2017 pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec). As questões relativas à modalidade de pagamento são 25,7% dos chamados relativos ao setor.
Entre os principais questionamentos estão as alterações unilaterais de contrato, cobrança de tarifas sem prévio conhecimento do consumidor e a contestação de juros cobrados no crédito rotativo ou no parcelamento da fatura.
No segundo lugar do ranking financeiro figuraram os problemas relacionados à conta corrente/poupança, responsáveis por 23,6% dos atendimentos. As principais reclamações tratavam de falta de informações adequadas e cobrança de tarifas bancárias em desacordo com o ofertado aos clientes.
“O consumidor está cada vez mais exposto à oferta excessiva de crédito em plataformas virtuais com contratação automática ou por assédio por correspondentes bancários, sem comparar a taxa de juros, capacidade de pagamento e riscos embutidos nas contratações. Hoje vivemos uma epidemia financeira no país com 61,2% de brasileiros endividados, de acordo com a pesquisa mensal da Confederação Nacional do Comércio”, destaca a economista do Idec Ione Amorim.
O ranking do segmento Serviços Financeiros tem em terceiro lugar empatados os questionamentos sobre Seguros e Crédito Pessoal, com 8,6% dos atendimentos. Em seguida estão Financiamento de Imóveis e Veículos (7,3%) e Investimento em Previdência Privada (6%).
O segmento Serviços Financeiros ocupa a terceira maior demanda do Instituto, com 16,7% dos chamados.Só perdem para as categorias Planos de Saúde (23,4%) e Produtos (17,8%).