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Pandemia

Coronavírus: atendimento presencial no BB só para casos essenciais e de forma excepcional

Medida foi tomada em atendimento à reivindicação do Sindicato e Comando Nacional dos Bancários; representantes da categoria apresentaram uma lista com 17 reivindicações à Fenaban

  • Contra-CUT, com edição de Spbancarios
  • Publicado em 24/03/2020 14:10 / Atualizado em 24/03/2020 16:21

Foto: mattthewafflecat / Pixabay

Atendendo pedido do Sindicato e Comando Nacional dos Bancários, o Banco do Brasil enviou um comunicado na segunda-feira 23 orientando os gestores de unidades voltadas para o atendimento ao público a priorizar os serviços de abastecimento e funcionamento de todos os terminais das salas de autoatendimento. O comunicado informa ainda que o atendimento presencial deve ser prestado somente em casos essenciais e de forma excepcional para os casos, por exemplo, de desbloqueio de senha, desbloqueio de cartão e os saques benefícios sociais sem cartão.

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“O Comando Nacional dos Bancários solicitou que todos os atendimentos presenciais sejam realizados somente com agendamento prévio. O objetivo é evitar a aglomerações que vimos nos bancos nos últimos dias, que colocam os clientes e funcionários em risco de contágio pelo novo coronavírus. Neste momento, é preciso resguardar a saúde e a segurança de todos”, disse a secretária de Juventude e representante da Contraf-CUT nas negociações com o Banco do Brasil, Fernanda Lopes. “Vamos cobrar o bom sendo dos gestores, para que eles entendam que o atendimento de forma excepcional precisa acontecer com agendamento prévio”, completou a dirigente da Contraf-CUT.

“Infelizmente a medida veio somente depois que clientes e funcionários ficaram expostos aos riscos de contágio, mesmo com as cobranças efetuadas pelo movimento sindical para que fossem implementadas medidas para se evitar aglomerações nos bancos. Neste momento de crise, o mais importante é garantir a saúde e a segurança dos funcionários e clientes”, concluiu a dirigente da Contraf-CUT.

Outras reivindicações

Em reunião por videoconferência, realizada na manhã de segunda-feira 23, o Sindicato e o Comando Nacional dos Bancários apresentaram uma relação com 17 reivindicações à Fenaban (Federação Nacional dos Bancos).

Entre as reivindicações, além da manutenção apenas as atividades consideradas essenciais pelo decreto 10.282/2020, que, no setor financeiro, são: “compensação bancária, redes de cartões de crédito e débito, caixas bancários eletrônicos e outros serviços não presenciais de instituições financeiras”, o movimento sindical pede para que e que o atendimento dos casos de extrema necessidade (como, por exemplo, os idosos que não tenham como usar outro meio e dependam do atendimento para sua sobrevivência), sejam realizados somente mediante agendamento prévio, para preservar os clientes e os trabalhadores.

Para clientes

O representação da categoria também fez reivindicações que beneficiam os clientes e usuários do sistema bancário, como a suspensão dos vencimentos dos boletos por sessenta dias e a isenção de tarifas para de transferências eletrônicas (TED E DOC) para clientes com renda de até dois salários mínimos. O objetivo é diminuir a contaminação pelo uso de cédulas e evitar que os clientes se dirijam aos bancos para pagar boletos que vencem no período.

Os bancos vão responder às reivindicações do Comando Nacional dos Bancários ainda nesta terça-feira 24.

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