Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Meio ambiente

Plenária do Fórum Popular da Natureza será dia 21

Linha fina
Reunião é aberta a todos que queiram contribuir com o debate para a proteção do planeta. Sindicato é uma das entidades que participa do Fórum 
Imagem Destaque

O Fórum Popular da Natureza realiza mais uma plenária em São Paulo, no sábado 21 de março, a partir das 9h, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Sé). A reunião é preparatória para o evento principal que deve ocorrer em junho, quando pretende-se reunir entidades do terceiro setor, sindicatos, entidades de preservação ambiental, universidades, movimentos sociais de moradia, da agroecologia, gênero, raça, transporte, quilombola, povos originários, atingidos por barragens e pela mineração, LGBTQI+, e movimentos da juventude. 

O evento é aberto e são convidados a participar todos os interessados em debater e propor medidas que protejam o meio ambiente e combata o caos climático, e que desejarem atuar ativamente nesse sentido.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo vem participando das reuniões preparatórias, junto com outras entidades. O diretor executivo do Sindicato Ernesto Izumi destaca que o trabalhador também será afetado pelas mudanças climáticas e precisa se antecipar à crise que se aproxima. 

“São várias entidades que estão atuando, e o Fórum não é um evento em si, a intenção é que ele se constitua em espaço permanente onde as várias entidades possam se articular e tirar ações conjuntas. Em junho queremos realizar debates, oficinas e ações diretas. Qualquer pessoa pode participar”, reforça Ernesto.

Juventude participa

Dirigentes sindicais bancários também participaram da reunião do Fórum Popular da Natureza com a juventude, realizado no sábado 7 de março. 
O Sindicato dos Bancários de São Paulo foi representado pela dirigente Lucimara Malaquias (foto abaixo). E a Confederação dos Trabalhadores de Ramos Financeiro (Contraf-CUT) foi representada pela dirigente Fernanda Lopes.

A dirigente Lucimara Malaquias na reunião com juventudeLucimara destaca que a juventude tem se envolvido cada vez mais ativamente em questões do meio ambiente. “Na reunião do último sábado, houve a participação de jovens que atuam em diversos coletivos pela cidade. Convidamos todos que participem do Fórum no dia 21 e que juntos possamos construir propostas de ações coletivas e permanentes em defesa do meio ambiente. A Terra é nossa casa comum e devemos urgentemente alterar e transformar nossas ações para preservá-la”, ressalta.

Saiba mais sobre o Fórum Popular da Natureza aqui.

seja socio