Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

1923: há 100 anos, bancários promovem cultura como meio de luta

Imagem Destaque
Imagem de Lélia Abramo, atriz que sempre apoiou a luta dos trabalhadores bancários

Neste episódio da série História em Pílulas, vamos relembrar da importância que os bancários deram à cultura como meio de luta desde o início da entidade, em 1923, até os dias atuais: para defender pautas importantes e traduzir as pautas específicas dos bancários para a população, e promover ao mesmo tempo debate e acesso à cultura.

A música, por exemplo, sempre fez parte e teve espaço importante na trajetória de luta do Sindicato, com shows de artistas renomados como Chico César, Leci Brandão, Ira, Capital Inicial e Ziggy Marley, na Quadra dos Bancários.

Outros locais também ganharam atividades culturais, como o Grêmio Recreativo Café dos Bancários, na sede da entidade, e o Espaço Lélia Abramo, na Regional Paulista (Rua Carlos Sampaio, 305). O espaço da Regional Paulista, por sinal, é uma homenagem à atriz, que foi grande apoiadora da luta dos trabalhadores.

As atividades também extrapolaram os espaços da entidade e chegaram às comunidades através do Projeto CineB, que leva cinema nacional de graça a quem não tem acesso a cultura.

Além disso, tem a tradicional Corrida de São Pilantra, Bloco dos Bancários, calendários esportivos e mais.

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril de 2023, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio