Pular para o conteúdo principal
Chapéu
História em Pílulas

2024: mulheres na categoria bancária

Imagem Destaque
Fotografia mostra primeira mulher assinando documento que permitiu entrar no movimento sindical bancário

Na semana do Dia Internacional das Mulheres, o destaque da série História em Pílulas é um episódio que ajuda a relembrar que a luta das mulheres pelo direito de participação no movimento sindical começou nos anos 1930.

E que, após 87 anos, elas conseguiram concretizar o sonho de ter mulheres a frente da entidade. E, mais que isso, que as mulheres bancárias dos anos 2020 possuem seus direitos assegurados para planejar sua carreira, sua vida pessoal e familiar.

No vídeo, Juvandia Moreira, a primeira mulher a assumir a presidência do Sindicato,; Ivone Silva, primeira mulher negra eleita e a segunda a assumir o posto; e Neiva Ribeiro, a terceira mulher eleita consecutivamente, falam sobre a construção das pautas para as discussões de gênero, o trabalho desenvolvido lá atrás e como a presença delas refletiram na presença de demais mulheres na política, nos cargos de chefia e em importantes espaços de poder, disputando de igual para igual com os homens.

Assista! A série faz parte das comemorações pelos 100 anos do Sindicato, completados em abril, e vai ao ar com um episódio por semana.

seja socio