
O Sindicato dos Bancários de São Paulo participou da Conferência Livre Nacional dentro da 5ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras (CNSTT). O evento realizado na quarta 26, pela Contraf-CUT ocorreu em formato híbrido.
Com o tema “Saúde é dos Trabalhadores – Empoderar os sindicatos, enquadrar as empresas, dever do Estado”, a Conferência Livre reuniu dirigentes sindicais, especialistas e trabalhadores para discutir condições de trabalho e fortalecer a atuação sindical na defesa da saúde dos trabalhadores.
Para a Secretária de Saúde do Sindicato, Valeska Pincovai, debater a participação dos trabalhadores através dos sindicatos no controle social é essencial na luta e defesa da saúde dos trabalhadores.
“O tema é sensível e não tem a devida importância na sociedade. É dever de todos os órgãos públicos dar visibilidade a ele e debater políticas efetivas para melhor qualidade de vida aos trabalhadores. Por isso é de extrema importância a participação dos sindicatos nestas conferências para debater política pública de fato para que possam combater o adoecimento descontrolado dos trabalhadores”, destaca Valeska.
Ela ainda relembra que hoje em dia, há um número cada vez maior de adoecimento da categoria bancária. “Infelizmente, o que vemos é o não reconhecimento deste estado alarmante pelo INSS, e quando há o reconhecimento ele é subnotificado, fazendo assim com que seja invisível a situação dos trabalhadores. Percebemos isso em nossa categoria que é organizada, acredito que nas outras a situação chega ser ainda mais triste porque ocorrem mortes quase que diariamente. Precisamos nos unir, trabalhadores, sindicatos e governo para elaboração de uma política de combate ao que vem acontecendo”, enfatiza a secretária de Saúde.
