Vídeo dos 20 anos da Contraf-CUT contou essa história de luta e de organização da categoria; ex-dirigentes destacaram a construção coletiva e os desafios políticos para o futuro da classe trabalhadora
A segunda mesa do 7º Congresso Nacional da Contraf-CUT, realizada na noite de ontem (27), foi marcada por uma homenagem aos 20 anos da entidade, com uma mesa com seis ex-presidentes da Contraf-CUT e da Confederação Nacional dos Bancários (CNB), que sucedeu o Departamento Nacional dos Bancários da CUT (DNB), aos presidentes que passaram pela confederação ao longo dos seus 20 anos de história. O momento reuniu dirigentes que ajudaram a construir e consolidar a entidade como referência na organização nacional da categoria bancária.
Durante a atividade, a presidenta do Instituto Lula e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ivone Silva, a ex-presidenta da CNB, Fernanda Carisio, e os presidentes da CNB e da Contraf-CUT, Vagner Freitas, Luiz Claudio Marcolino, Carlos Cordeiro, Roberto von der Osten, e a atual presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, relembraram momentos decisivos da formação da Confederação, destacaram conquistas históricas e apontaram os desafios políticos e sociais que seguem colocados para o movimento sindical.
Após as falas dos ex-presidentes presentes no Congresso, foi transmitido um teaser do vídeo institucional de homenagem aos 20 anos da Contraf-CUT e à história de luta da categoria bancária, que é bem mais antiga.
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região participa do evento.
Veja abaixo a íntegra do vídeo