Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Eleição

Eleição no Sindicato dos Bancários

Imagem Destaque

A eleição da Comissão Eleitoral, na noite desta terça (5), deu início ao processo eleitoral do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que definirá a nova diretoria para a gestão 2005/2008. A chapa 1 – duas chapas disputaram – foi eleita com 97% dos votos dos 1.247 bancários sindicalizados presentes à assembléia. A comissão será composta por cinco representantes da categoria: Gilmar Carneiro, ex-presidente do Sindicato e funcionário do Itaú; Luciano Ramos da Silva, bancário do HSBC; Pedro Sardi, empregado do Bradesco; Solange Martins, funcionária do Grupo Santander Banespa, os três dirigentes da Fetec/CUT/SP, além de Francisvaldo Mendes, diretor da CUT e bancário do Bradesco.

A data da eleição, da qual participam cerca de 50 mil trabalhadores sindicalizados – dos mais de 100 mil da categoria – será definida pela Comissão Eleitoral, mas, por determinação do estatuto da entidade, deve acontecer no mês de junho. A Comissão tem a incumbência de organizar todas as etapas do processo eleitoral.

O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, ressalta que a realização de uma eleição desse porte exige muita organização e total transparência. “Os bancários mais uma vez deram um exemplo de consciência política com a participação expressiva na assembléia que elegeu a Comissão Eleitoral. Nosso Sindicato está entre os maiores do Brasil e da América Latina e, para que mantenha sua importância, é fundamental que os trabalhadores exerçam sua cidadania, seu direito democrático, participando desse processo”, afirma.

Para Marcolino, a presença de importantes dirigentes da CUT na assembléia também é uma demonstração da importância do processo eleitoral dos bancários para o movimento dos trabalhadores e para a sociedade. Estiveram representados na Quadra dos Bancários, ontem, além da CUT, sindicatos dos professores, dos trabalhadores da Saúde, dos funcionários municipais de São Paulo, metalúrgicos do ABC, dos bancários de Guarulhos, do ABC, além da Confederação Nacional dos Bancários (CNB/CUT) e da Federação dos Bancários do Estado de São Paulo (Fetec/CUT/SP).

seja socio