A mobilização de bancários e Sindicato no HSBC surte novos resultados. Foram contratados 24 bancários para atuar em algumas das agências que tiveram o horário de atendimento ao público ampliado para das 9h às 18h ou que emprestaram funcionários para essas agências. Em muitos locais ainda há falta de bancários e o Sindicato permanecerá realizando visitas para fiscalizar as condições de trabalho.
A contratação é resultado de negociação realizada entre banco e Sindicato, e da criação de um Grupo de Trabalho composto por diretores do banco e dirigentes sindicais, que percorreram os locais de trabalho para atestar a necessidade de contratação. É proposta antiga do movimento sindical, a ampliação do horário de atendimento com dois turnos de trabalho bancário, o que geraria, no país, 161 mil novas vagas.
De acordo com o diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e funcionário do HSBC, Paulo Rogério Cavalcante, que participou das visitas às agências, ficou evidenciada a carência de pessoal nesses lugares. “Faltavam bancários não apenas para atender à população no novo horário, mas em agências que já funcionavam com número reduzido de trabalhadores”, afirma. Para Cavalcante, embora a contratação seja positiva, é necessária sua ampliação até que o banco funcione com um número ideal de trabalhadores. “Vamos continuar a fiscalização. Defendemos que tem de haver o ingresso de, no mínimo, mais dois bancários para cada agência com horário alterado. Isso propiciará a melhora nas condições de trabalho na empresa, além de ajudar a aumentar a oferta de emprego no país”, acrescenta. Em São Paulo, Osasco e Região, 41 agências funcionam das 9h às 18h. Os novos bancários devem assumir seus postos em aproximadamente um mês – tempo necessário para os testes do banco.
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