Esta quarta-feira, 2 de abril, pode ser decisiva para a segurança de bancários e clientes da cidade e do estado de São Paulo. Dois projetos de lei que tratam da obrigatoriedade da portas de segurança nas agências bancárias podem ir à votação: um na Câmara – o projeto de lei 09/2008, de autoria do vereador Francisco Chagas (PT) – e o outro na Assembléia Legislativa – projeto de lei 1281/2007, de autoria do deputado Marcos Martins (PT).
Caso a legislação não seja aprovada, as portas de segurança terão que ser retiradas das instituições financeiras da cidade de São Paulo a partir da segunda quinzena de abril, conforme determina legislação municipal aprovada no final do ano passado.
"Vamos acompanhar as votações. Esperamos que os parlamentares levem em consideração a segurança de milhares de bancários e milhões de clientes que freqüentam diariamente as agências bancárias", disse Luiz Cláudio Marcolino, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região. "Depois de muita insistência dos bancários, os bancos começaram a colocar o equipamento na década de 1990. Retirá-lo seria um retrocesso, já que as portas são um aparato fundamental para reduzir a incidência de assaltos, sobretudo os mais violentos", completou.
Dossiê – A instalação das portas de segurança nas agências bancárias é resultado de uma luta histórica dos bancários. Foram atos, protestos, debates e negociações. E este é o conteúdo que consta do dossiê que os bancários entregaram, nesta terça-feira, dia 1º, para os líderes de bancadas da Câmara Municipal e para o deputado Marcos Martins. Os bancários darão continuidade às visitas a vereadores e deputados na Câmara e na Assembléia para mostrar a importância do equipamento para a segurança de bancários e clientes e desta forma cobrar a aprovação dos projetos.
Os bancários podem participar dessa luta acessando, no site do Sindicato (www.spbancarios.com.br), o link Fale com a Câmara. Depois, é só escolher como destinatário todos os vereadores, colocar no assunto lei pela manutenção das portas de segurança e enviar a mensagem.
Mobilização – Os bancários têm mantido mobilização constante pela permanência do equipamento. O presidente do Sindicato participou na terça-feira, 25 de março, de audiências com lideranças na Câmara Municipal de São Paulo. Na sexta, 28 de março, na agência Penha do Unibanco, uma carta aberta foi distribuída à população tratando da importância das portas de segurança para inibir a ação de bandidos e garantir a segurança dos trabalhadores e dos clientes.
A Nossa Caixa, no Centro de São Paulo, foi o palco do ato dessa segunda-feira, dia 31. Uma encenação com os "Irmãos Metralha" chamou a atenção de quem passava em frente à sede do banco e ajudou a conscientizar os clientes sobre a se
Imagem Destaque