Pular para o conteúdo principal

Falta de pessoal é gritante na Caixa do Jardim Ângela

Linha fina
Na véspera do feriado de 1º de Maio, clientes chegaram a esperar atendimento por mais de três horas
Imagem Destaque

São Paulo – O atendimento precário na Caixa Federal, consequência do número insuficiente de empregados, foi exposto de maneira gritante na agência Jardim Ângela, zona sul, na segunda-feira 30, véspera de feriado. Por volta das 15h, a fila de clientes ficou tão grande que ultrapassou os limites da unidade e foi para a rua.
Sobrecarregados, alguns empregados não puderam almoçar e chegaram a passar mal. “Pela manhã, um bancário desmaiou e foi levado para o hospital. A situação estressou trabalhadores e clientes”, diz o diretor do Sindicato e empregado da Caixa Rafael de Castro, que visitou a unidade.

> Fotos: galeria com imagens da agência

A espera foi grande até para quem tinha direito a atendimento preferencial. Foi o caso de Driele Quintela que, mesmo grávida de quatro meses, esperou mais de três horas para ser atendida. “Ela chegou ao local ao meio-dia e até 15h20 ainda estava aguardando. E o pior é que foi abrir uma conta poupança, mas não conseguiu terminar o processo porque o sistema caiu e a senha não pôde ser cadastrada, ou seja, vai ter de perder outro dia na agência”, conta Rafael.

> Caixa precisa agilizar convocação de concursados

O dirigente ressalta que o problema da falta de pessoal já vem sendo denunciado e cobrado pelo Sindicato há bastante tempo, mas piorou com o aumento da demanda, depois que o banco anunciou a redução das taxas de juros. “A procura cresceu e como consequência a Caixa anuncia trabalho no sábado dia 12. Ou seja, ao em vez de contratar, a empresa aumenta a carga de trabalho dos empregados. Além disso, a medida é ineficiente, pois a demanda se concentra entre segunda e sexta-feira.”

> Empregados da Caixa não podem trabalhar sábado

Rafael destaca ainda o absurdo que é perder várias horas na fila de um banco em pleno século 21. “Estamos em 2012 e os clientes da Caixa, que tem a meta de ser a terceira maior instituição financeira do país, ainda têm de tirar o dia para ir ao banco”, critica.

Leia mais
> Reunião em Brasília sobre jornada na Caixa
> Sindicato critica galeria de notáveis da Caixa


Andréa Ponte Souza-30/4/2012
 

seja socio