Pular para o conteúdo principal

Juros médios para famílias beiram 25% ao ano

Linha fina
Taxa básica referencial brasileira, a Selic, está em 7,5% também ao ano, mais de três vezes menor
Imagem Destaque

Brasília – A taxa de juros cobrada das famílias pelo sistema financeiro em março ficou em 24,4% ao ano, segundo o Banco Central. O valor é 0,5 ponto percentual menor do que o de fevereiro. O valor é três vezes mais do que a Selic, taxa básica referencial do país, atualmente em 7,5% ao ano.

Para empresas, a cobrança média dos bancos está em 14% ao ano. A taxa média entre famílias e empresas é de 18,5% ao ano.

Esses dados consideram recursos livres e direcionados, ou seja, empréstimos com regras definidas pelo governo, destinados, basicamente, aos setores habitacional, rural e de infraestrutura. A taxa de juros para pessoas físicas (famílias), de recursos livres, caiu 0,6 ponto percentual para 34,5% ao ano.

Inadimplência - A inadimplência (atrasos superiores a 90 dias) tanto para famílias quanto para as empresas ficaram estáveis em 5,4% e em 2,2%, respectivamente, no caso dos recursos livres e direcionados. A falta de pagamento das famílias, no caso dos recursos livres, caiu 0,1 ponto percentual para 7,6%. Para as empresas, a redução foi em igual patamar (0,1 ponto percentual) para 3,6%.


Kelly Oliveira, da Agência Brasil, com edição da Redação - 26/4/2013

seja socio