Pular para o conteúdo principal

Oficinas de reciclagem e coleta de celulares

Linha fina
Cerca de 500 milhões de aparelhos eletrônicos sem uso estão guardados nas residências brasileiras; reciclagem gera emprego, renda e proteção ambiental.
Imagem Destaque

São Paulo - Desenvolvimento sustentável se constrói na prática. Com base nessa premissa, a CUT São Paulo realizará no dia 30 de abril, no Vale do Anhangabaú, coleta de celulares e oficinas sobre a utilização e o descarte de computadores. As atividades fazem parte da programação do Dia do Trabalhador da CUT/SP.

A coleta de celulares já está sendo realizada pela CUT, em sua sede (Rua Caetano Pinto, 575, Brás) e por alguns sindicatos filiados na capital. Os aparelhos doados até o dia 26 irão se juntar à arrecadação do dia 30, que vai das 10h às 19h. Toda a coleta será destinada à Cooperativa dos Catadores Autônomos de Papel, Aparas e Materiais Reaproveitáveis (Coopamare), entidade que chega a separar 80 toneladas de resíduos por mês, gerando trabalho e renda para muitos catadores no estado de São Paulo.

Oficinas – Já as oficinas acontecem às 11h e às 15h e servirão para orientar sobre desmontagem e triagem de computadores. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 500 milhões de aparelhos eletrônicos sem uso estão guardados nas residências brasileiras. Descartados incorretamente, acabam parando nos lixões, liberando substâncias tóxicas prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

As atividades promovidas pela CUT São Paulo neste 1º de Maio pretendem refletir a importância do consumo consciente, naquilo que afeta tanto os direitos dos trabalhadores na produção, como a destruição da natureza e suas consequências à sociedade (confira a programação completa).


Flaviana Serafim, da CUT/SP - 25/4/2013

seja socio