Pular para o conteúdo principal

Sindicato recebe oficina do Dia do Trabalhador

Linha fina
CUT/SP promove na quinta-feira 18 discussão sobre produção, indústria e recursos energéticos do país
Imagem Destaque

São Paulo - A CUT São Paulo promove nesta quinta 18, na capital, a oficina que integra a programação do Dia do Trabalhador. Com os temas consumo consciente, produção, indústria e recursos energéticos, o evento ocorrerá no Sindicato  - Rua São Bento, 413. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Entre os debatedores está o secretário municipal do Trabalho e do Empreendedorismo, José Alexandre Sanches, que participará da primeira mesa sobre Produção e Indústria com o técnico do Dieese, da subseção do ABC, Fausto Augusto Júnior. Ele ressalta que pretende falar sobre os dilemas que o Brasil vive hoje no setor industrial.

Ao se referir à indústria, que agrega valor, alavanca o investimento, investe em tecnologia, novos processos e capacita mão de obra, ressalta que, “apesar de significar somente 13% do PIB, é responsável por 17,5% dos empregos formais e 17,3% da massa salarial”, explica.

Sobre o cenário mundial, o economista do Dieese afirma que enquanto a China quase triplicou a participação de sua indústria nos últimos 10 anos, o Brasil respondeu por menos de 2% da riqueza gerada pela indústria no mundo. “Queremos mostrar, no cenário mundial, qual lugar está sendo destinado para o nosso país”, aponta.

Os temas da segunda mesa serão Consumo consciente e Recursos Energéticos, com a participação do presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado de São Paulo - Ftiuesp, Gentil Teixeira de Freitas.

1º de Maio - No Estado de São Paulo somam-se ao todo 18 oficinas regionais que fazem parte das atividades do 1º de Maio da CUT/SP, que tem como tema principal o Desenvolvimento Econômico e a Sustentabilidade.

Após a oficina, os participantes estão convidados a fazer parte do Dia Nacional de Mobilização da CUT, com concentração a partir das 16h em frente ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Nesta quinta, a Central volta às ruas para cobrar respostas do governo sobre a pauta de reivindicações, entregue na marcha à Brasília em 6 de março, e também alertar para os perigos do Projeto de Lei 4330/2004 que visa "normatizar" as terceirizações e precarizar o emprego no país (leia mais em CUT intensifica luta por reivindicações e cobra resposta do governo)


Vanessa Ramos - 16/4/2013

seja socio