Pular para o conteúdo principal

Nova alta da Selic compromete crescimento

Linha fina
Copom definiu aumento de 0,25 ponto percentual, elevando a taxa básica de juros a 11% ao ano
Imagem Destaque
São Paulo – O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou em 0,25 ponto percentual a taxa básica de juros. É o nono aumento seguido da Selic, que chegou agora a 11% ao ano, maior nível desde outubro de 2011 (11,50%). A decisão foi tomada na noite de quarta-feira 2, no encerramento da terceira reunião do comitê em 2014.

A nota emitida pelo Banco Central diz que a decisão foi tomada por unanimidade. “O Comitê irá monitorar a evolução do cenário macroeconômico até sua próxima reunião, para então definir os próximos passos na sua estratégia de política monetária”, diz o comunicado, sem dar indicações sobre a possibilidade de nova elevação.

A presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, critica a nova elevação. “O Brasil tem crescido, mas para continuar nesse rumo precisa redirecionar seu padrão de desenvolvimento e incentivar o investimento produtivo. Outra alta da Selic joga contra, fortalecendo somente o ambiente favorável ao rentismo e à especulação.”

Há um ano, quando se iniciou o ciclo de altas, a taxa básica estava em 7,25%, no menor nível histórico. Desde então, acumula elevação de 3,75 pontos percentuais. Com esse último aumento, os juros ficaram acima do patamar vigente no início do governo Dilma Rousseff, em 2011 – quando eram de 10,75% ao ano.


Redação com Rede Brasil Atual - 3/4/2014
 
seja socio