Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Compromisso com os colegas

Candidatos apoiados pelo Sindicato eleitos para Cipa da Torre Santander

Imagem Destaque

Os funcionários da Torre Santander – como é conhecida a matriz do banco espanhol no Brasil – elegeram a nova Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa). Os candidatos Agnes de Almeida Queiroz, da Controladoria, e Gilmar Alexandre da Silva, do SAT, ambos apoiados pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e região, foram eleitos.

Agnes se elegeu em primeiro lugar e será titular. Gilmar ficou na 11ª posição e integrará a Cipa como suplente, porém estará ativo na comissão. Conheça as propostas dos cipeiros eleitos apoiados pelo Sindicato.

Welington Prado Corrêa, dirigente sindical e bancário do Santander, ressalta que ambos os candidatos estarão disponíveis sempre que os colegas identificarem algum problema na sede. “E eles, junto com os demais eleitos, farão o melhor para que o ambiente de trabalho seja cada dia mais seguro, tanto para gestantes, como para pessoas com deficiência (PCDs), terceirizados e demais funcionários”, acrescenta.

“Parabenizamos os candidatos eleitos. Agnes e Gilmar são cipeiros experientes e, junto com os demais, contribuirão para mudar a visão e o conhecimento que os colegas têm da Cipa, que é importante para identificar problemas e cobrar do banco melhorias no ambiente de trabalho.”

Wellington Prado Corrêa, dirigente sindical e bancário do Santander

O que é Cipa?

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é um instrumento dos trabalhadores para cobrar do banco melhorias no ambiente e nas condições de trabalho. Tem como objetivo, além da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, a defesa da vida e da saúde do trabalhador.

Quais as funções dos cipeiros?

São funções dos cipeiros esclarecer e conscientizar sobre a gravidade das doenças ocupacionais e lutar por um Programa de Prevenção às LER/Dort; fiscalizar o cumprimento das normas de segurança e da medicina do trabalho; buscar junto ao Sindicato a ampliação dos direitos dos trabalhadores com doenças ocupacionais; realizar semanas internas de prevenção de acidente, nas quais sejam discutidas questões de saúde e relativas às condições de segurança no trabalho.

Também são atribuições dos integrantes da comissão acompanhar as ocorrências e exigir notificações de todos os casos de doença e acidente de trabalho, como rege a lei da Previdência Social; realizar trabalhos voltados à saúde mental dos bancários; informar e esclarecer os funcionários sobre os riscos à saúde e à segurança no ambiente de trabalho.

“A Cipa é um instrumento importante para os trabalhadores, pois a melhoria das condições no local de trabalho é fiscalizada e cobrada do banco pelos integrantes da comissão. Mas ficamos preocupados com a alta abstenção de votos. Menos de um terço da população ativa votante compareceu à eleição, o que causa preocupação ao Sindicato e sinaliza que poucos entendem a importância e a representação desta ferramenta que busca saúde física e mental no local de trabalho”, alerta Welington.

seja socio