Na última sexta-feira, 24 de outubro, foi realizada na Câmara Municipal de Osasco uma sessão solene, proposta pelo vereador Heber do JuntOZ (PT), em homenagem ao Sindicato dos Empregados no Comércio de Osasco e Região (Secor Osasco). O Sindicato, que está junto com o Secor e a CUT na luta pelo fim da escala 6x1, prestigiou a solenidade.
Na sessão, o vereador Heber do JuntOz destacou que os comerciários são uma das categorias mais afetadas pela escala 6x1 e reconheceu o trabalho do Secor na luta pela dignidade dos trabalhadores do comércio. “A parte do trabalho mais impactada pela jornada é mais do que merecedora do reconhecimento desta casa legislativa”, declarou.
Por sua vez, o presidente do Secor, Luciano Leite, enfatizou que a função de um sindicato é garantir mais qualidade de vida aos trabalhadores. “Precisamos garantir às pessoas que nós representamos uma qualidade de vida melhor, porque a função do sindicato é o óbvio: melhorar a vida das pessoas.”
Representante do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região na sessão solene, Welington Prado Correa, coordenador da Regional Osasco da entidade, lembra que na categoria bancária a escala 6x1 não existe, que o não trabalho aos sábados foi conquistado com muita luta, sendo agora uma reivindicação da categoria a jornada 4x3, sem redução de salário, mas que nem por isso o Sindicato dos Bancários deixa de lutar, na linha de frente e ao lado de toda classe trabalhadora, pelo fim da escala 6x1.
“O fim da escala 6x1 é uma bandeira de luta do Sindicato. Estivemos juntos com diversas categorias recolhendo assinaturas, por toda a nossa base, do plebiscito popular que evidenciou o amplo apoio da população ao fim da escala 6x1 e a isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil, já aprovada na Câmara dos Deputados. Redução de jornada, sem redução de salário, significa mais dignidade, qualidade de vida, mais empregos, saúde e dinamismo para a economia. Estamos juntos na luta, ao lado também do Secor Osasco, pelo fim da escala 6x1”, conclui Welington.