Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Queremos horário das 10h às 16h

Sindicato cobra Santander sobre horário estendido nas agências

Imagem Destaque
Arte em desenho mostra homem representando trabalhador bancário em frente a um relógio de ponteiro em tamanho grande e a um calendário

O movimento sindical cobrou a direção do Santander para que o horário de atendimento das agências volte à regularidade: das 10h às 16h, ou das 10h às 15h nos municípios que assim determinaram, conforme legislação local. O banco espanhol respondeu que este tema está em discussão internamente, e se comprometeu a dar retorno até o fim desta semana.

A direção do Santander convocou para o trabalho presencial, a partir desta segunda-feira 4, os funcionários do grupo de risco para a covid-19.

“Ou seja, o cenário atual leva a crer que, para o Santander, a segurança e a prevenção contra o coronavírus dentro das agências para os funcionários, independentemente de comorbidades ou demais fatores que agravam uma infecção, é menos importante do que para os clientes, já que os bancários do grupo de risco foram convocados para o retorno presencial, mas as agências continuam com horário estendido para atendimento dos clientes do grupo de risco para a covid-19.”

Lucimara Malaquias, dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE Santander)

Durante a pandemia, o Santander, junto como os demais bancos, implementou horário de atendimento preferencial das 9h às 10h nas agências para idosos e pessoas do grupo de risco para o coronavírus.

Atualmente os demais bancos não procedem mais dessa forma. O horário regular das agências voltou para o horário normal: das 10h às 16h ou das 10h às 15h em alguns municípios. O Santander, contudo, é o único banco que permanece com horário preferencial das 9h às 10h, e estende o tempo de atendimento até as 16h, inclusive nos municípios onde o horário se encerra às 15h.

O movimento sindical questionou a direção do banco nesta segunda-feira 4 e cobrou a revisão da medida por meio da regularização do horário de atendimento: das 10h às 16h, e até as 15h no municípios que assim o praticavam, mediante legislação.

“Da forma como está, o banco tem usado a pandemia como pretexto para aumentar a carga de trabalho nas situações que lhe convém, porque essa uma hora a mais de atendimento significa sobrecarga de trabalho para os bancários. E ainda há denúncias de bancários de diversos locais de trabalho onde clientes que não são do grupo de risco chegam entre 9h e 10h, e acabam atendidos porque nenhum bancário ousaria recusar atendimento”, afirma Lucimara.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no Facebook e Twitter estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da sociedade sobre a pandemia.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio