Os 100 anos do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, comemorados em grande solenidade no domingo 16 de abril, também foram lembrados nas redes sociais e na mídia alternativa. Políticos, lideranças, autoridades e entidades prestaram homenagens em seus perfis, e o centenário foi destacado em reportagens de sites e da TVT (TV dos Trabalhadores).
O presidente da República foi uma das autoridades a felicitar o Sindicato. Em seu perfil no Twitter, Luiz Inácio Lula da Silva lembrou que há exatos 10 anos, em 16 de abril de 2013, estava na sede da entidade comemorando seus 90 anos, e postou uma foto do evento. Companheiro de luta de dirigentes bancários e ex-presidentes do Sindicato, Lula tuitou: “Completar 100 anos na defesa de trabalhadores e da democracia é um fato a se comemorar. Meu abraço aos companheiros que construíram essa história.”
A deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP), que prestigiou a solenidade de aniversário no domingo, também parabenizou o Sindicato no Twitter. Ela postou uma foto da cerimônia, e destacou a força da representatividade feminina na entidade, hoje encabeçada por sua segunda presidenta – Ivone Silva, que sucedeu Juvandia Moreira –, e com maioria de mulheres em sua diretoria executiva. “O Brasil tem orgulho dos trabalhos desenvolvidos e com a representatividade feminina forte. Vida longa ao Sindicato, que venham mais 100 anos!”
O deputado federal Alencar Santana (PT-SP) também usou o Twitter para lembrar do centenário: “Parabéns ao Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região pelos 100 anos de luta, numa trajetória de coragem e resistência que inspira e orgulha toda a esquerda brasileira!”
Além de prestigiar o evento comemorativo do domingo 16, o ex-presidente do Sindicato, ex-ministro de Lula e ex-deputado federal, Ricardo Berzoini, também rendeu sua homenagem nas redes sociais. “Hoje, 16 de abril, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, que eu tive a honra de presidir de 1994 a 1998, comemora 100 anos de vida. Parabéns a todos os bancários que militaram nessa entidade dos trabalhadores”, tuitou.
O líder do MST, João Pedro Stedile, também tuitou uma homenagem: “O Sindicato dos Bancários é um baluarte na luta histórica da classe trabalhadora por seus direitos e por mudanças na sociedade. Longa vida, camaradas!”
O jornalista Luiz Carlos Azenha, fundador do Viomundo, foi outro a destacar a data no Twitter, lembrando como são consistentes algumas conquistas da categoria, como a do fim do trabalho aos sábados, que é de 1962.
Reportagens e notas
O centenário foi lembrado ainda em algumas reportagens e notas. A TVT (TV dos Trabalhadores) cobriu o evento e exibiu a reportagem em sua grade de programação (assista aqui). E também em reportagem da Rede Brasil Atual.
O portal Poder 360 deu repercussão ao centenário citando a homenagem do presidente Lula nas redes. E a rádio Tupi FM também destacou o evento, com nota em seu site e post em seu perfil do Twitter. A Central Única dos Trabalhadores (CUT) e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC foram algumas das entidades que divulgaram notas parabenizando os bancários de São Paulo pelo centenário de seus sindicato, um dos maiores e mais fortes do país e da América Latina.