Pular para o conteúdo principal

Em reunião solicitada pelo Sindicato, C6 Bank esclarece pagamentos de PPR

Imagem Destaque
Imagem de uma calculadora gigante, com uma pessoa na frente

Após o Sindicato receber diversos questionamentos sobre os valores pagos à título de PPR (Programa Próprio de Resultados) pelo C6 Bank, especialmente de funcionários desligados, a entidade se reuniu com o banco nesta terça-feira 18 para obter esclarecimentos sobre os cálculos dos pagamentos.

É importante lembrar que C6 teve prejuízo no exercício de 2022, de modo que estava desobrigado ao pagamento da PLR prevista na Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária. No entanto, como houve uma negociação com o Sindicato, foi firmado um acordo coletivo específico do C6 Bank para regulamentar o Programa Próprio de Resultados 2022,  o que garantiu o pagamento aos empregados. Portanto, não se trata de bônus, nem de PLR-CCT, como alguns equivocadamente acharam ao receber os valores de PPR.

Este Programa Próprio de Resultados 2022, do C6 Bank, foi aprovado em assembleia realizada em 19 de dezembro de 2022

Na reunião, o banco esclareceu que os critérios do PPR foram aplicados igualmente para todos, funcionários da ativa e desligados. Também informou que a fórmula leva em consideração o cumprimento de metas e que um valor alvo é apresentado aos empregados quando da contratação, desde que atinjam 100% dos resultados esperados, coletivos e individuais. Ocorre que, em 2022, o resultado do C6 foi abaixo do esperado, o que também impactou diretamente no pagamento do PPR.

Foi informado pelo banco como e quando as metas são imputadas, validadas no sistema Metas.com, e como ocorre a apuração, tudo acessível aos empregados pela intranet. 

Além disso, foi realizada uma verificação, por amostragem, dos valores pagos, conforme a fórmula prevista no PPR, bem como de todos os procedimentos, de modo que não se identificou inconsistências quanto ao previsto no Acordo Coletivo de Trabalho, inclusive no piso, qual seja o valor fixo mínimo garantido, sem qualquer proporcionalidade pelo período trabalhado no exercício, e os valores máximos.

Novamente, o banco afirmou que, desde a definição das metas até a avaliação e resultados, os empregados podem acompanhar pelo sistema Metas, com ciclos de apuração a cada quatro meses e que os resultados são amplamente divulgados aos funcionários.

Considerando que existem avaliações relacionadas às áreas e individuais, o Sindicato não tem condições de fazer as conferências individualizadas e, portanto, solicitou que o banco disponibilizasse um atendimento aos ex-empregados que ainda assim permanecessem com dúvidas quanto aos valores recebidos de PPR. 

O Banco se comprometeu com o Sindicato a recepcionar as dúvidas através do e-mail [email protected], dando retorno em até 10 dias, de modo a sanar todas as questões das avaliações e pagamentos, explicando a fórmula aplicada em cada caso.

Por fim, o C6 manifestou interesse em negociar um novo acordo coletivo de PPR para o exercício de 2023. Por sua vez, o Sindicato antecipou que alguns ajustes deverão ser feitos no modelo atual, de modo que os empregados tenham maior compreensão quanto as regras e condições do programa, sendo ainda mais acessível e claro.

A intenção é que a cada renovação do acordo, sejam garantidas melhores condições aos trabalhadores do C6, com maior distribuição de valores e de forma mais equânime.

seja socio