
Dia 16 de abril o Sindicato completa 102 anos de história.
Ao longo de mais de um século de trajetória, o Sindicato tem se firmado como protagonista na defesa da democracia, da justiça social e da valorização da classe trabalhadora. Sua atuação incansável tem sido essencial para a conquista e manutenção de direitos que transformam realidades e promovem inclusão, equidade e dignidade no mundo do trabalho.
Neste marco histórico, celebramos também os 33 anos da nossa Convenção Coletiva de Trabalho (assinada em 26 de outubro de 1992), de abrangência nacional — um instrumento que se consolidou como referência de avanços sociais e trabalhistas. Fruto de intensas lutas, negociações e mobilização coletiva, essa convenção estabeleceu pilares fundamentais para a melhoria das condições laborais e para a construção de um ambiente de trabalho mais humano e justo.
A categoria conquistou na última renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), fruto da Campanha Nacional dos Bancários 2024, o compromisso dos bancos de alcançar a paridade de remuneração entre homens e mulheres. A proposta é que as empresas acelerem o cumprimento da Lei de Igualdade Salarial, em vigência no país desde 2023. Cada cláusula conquistada é expressão de resistência, solidariedade e compromisso com o bem-estar da categoria.
Nessa trajetória, participamos da fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em 1983, um marco na reorganização do sindicalismo combativo e democrático. Esse passo ampliou nossa capacidade de articulação e enfrentamento nacional, fortalecendo a unidade da classe trabalhadora em defesa dos direitos sociais e trabalhistas.
Não nos calamos nos momentos em que o Brasil precisou de firmeza e coerência. Estivemos à frente no processo que levou ao impeachment de Fernando Collor, denunciando a corrupção e exigindo respeito às instituições e à democracia. Da mesma forma, estivemos entre os primeiros a denunciar o golpe institucional que afastou a presidenta eleita Dilma Rousseff em 2016 — um ataque não só à democracia, mas também aos direitos conquistados pelos trabalhadores.
Nossa história é feita de lutas que ultrapassam os limites da categoria bancária. Lutamos por justiça social, igualdade, soberania e democracia. Em cada capítulo desses 102 anos, o Sindicato reafirma seu compromisso com o Brasil e com a construção de um futuro mais justo, inclusivo e solidário.
São muitas lutas, histórias e desafios. Gostaria de agradecer a cada bancário, a cada um que participou da luta, no passado ou presente, e ajudou a fortalecer a luta coletiva dos trabalhadores.
