
Quando a prevenção e a segurança não são prioridades, o trabalho pode se tornar um agente de adoecimento e de fatalidades. Foi o que aconteceu em 28 de abril de 1969, quando uma explosão em uma mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 trabalhadores.
Em homenagem aos mineiros vitimados, em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) instituiu a data como Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Em 2005, a data recebeu outra nomenclatura no Brasil, sendo definida como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. Juntamente com o Dia Mundial da Saúde (07/04), o dia 28 é um marco do Abril Verde, mês voltado à prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho.
Respeito à vida
Entre 2013 e 2023, foram registrados 6.810.735 acidentes de trabalho no país pela Previdência Social, gerando 1.569.684 afastamentos e causando 27.484 óbitos. Além dos acidentes e danos à saúde física, o ambiente de trabalho também tem sido um agente de adoecimento psicológico, algo que atinge diretamente a categoria bancária, que sofre com Burnout, ansiedade e diversos transtornos decorrentes de sua atividade profissional.
Diante de um cenário tão desafiador, o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região soma forças aos movimentos sociais apoiando o Ato e Canto pela Vida. A ação será realizada em 27 de abril, às 11h, na Praça Vladimir Herzog, localizada na capital paulista. Confira a programação:
- 11h: Boas-Vindas
- 12h: Música e almoço
- 13h: Ato e Canto pela Vida
Durante a atividade, será divulgado um manifesto elaborado pelas entidades organizadoras. No texto, são apresentados dados estatísticos, propostas para melhorias nas condições de trabalho e cobranças aos empregadores e órgãos governamentais.
Luta integrada
Valeska Pincovai, secretária de Saúde e Condições de Trabalho do Sindicato, ressalta que o ato de 27 de abril integra um calendário intenso. Serão diferentes intervenções ocupando as ruas para exigir direitos e justiça social.
"Logo após a ação em homenagem ao Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, participaremos da Marcha da Classe Trabalhadora a Brasília, em 29 de abril. Pouco depois, teremos o 1° de Maio com suas tradicionais mobilizações. Em todas essas datas, reivindicaremos melhores condições de trabalho, redução de jornada e justiça tributária. Pautas fundamentais para o bem-estar da classe trabalhadora", pontua Valeska.
Conte com o Sindicato
Identificou alguma irregularidade envolvendo saúde e segurança no seu local de trabalho? Utilize o Canal de Denúncias do Sindicato. O anonimato é garantido.
Gostaria de emitir uma CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) ou tirar dúvidas sobre afastamentos e demais questões de saúde? Entre em contato com a Secretaria de Saúde pelo WhatsApp (11) 97198-3698. Aqui você tem apoio.
