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Vale lembrar que o Santander Banespa foi o vencedor da paródia Bancos no Big Lucro, Banqueiros no Paredão com 21,75% dos cerca de 9 mil votos da campanha, seguido por Itaú (16,89%) e Bradesco (16,82%).
“O Santander Banespa é o primeiro a reconhecer a necessidade de contratar mais trabalhadores para prestar um serviço adequado à população”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino. “Mas vamos continuar com as atividades pressionando os outros bancos a fazer as contratações. Os excelentes resultados do setor, novamente apresentados no primeiro trimestre deste ano, demonstram que os bancos não têm dificuldades para ampliar os postos de trabalho”, completa o presidente do Sindicato.
Lei determina tempo de atendimento nos bancos
Começa a valer hoje (20) a lei 13.948, sancionada em 20 de janeiro deste ano, que dispõe sobre o tempo hábil para atendimento nos bancos na cidade de São Paulo. A lei prevê que os usuários devem ser atendidos em até 15 minutos em dias normais, em até 25 minutos às vésperas e após feriados prolongados e em até 30 minutos nos dias de pagamento de funcionários públicos. Para tanto, a legislação municipal estabelece que as agências bancárias “devem colocar à disposição dos usuários pessoal suficiente no setor de caixas”.
Luiz Cláudio Marcolino lembra que essa é uma reivindicação antiga da categoria. “Há muito tempo exigimos dos bancos a contratação de mais bancários para prestar atendimento digno à população, assim como a abertura de agências em horário comercial com dois turnos de trabalho bancário. Se isso acontecesse em todo o país, além de melhores serviços à população, seriam gerados mais 161 mil postos de trabalho.” Marcolino destaca que os resultados apresentados pelos bancos– todos batendo novos recordes de lucratividade este ano – demonstram que o setor pode contratar.
“Nos últimos 20 anos o setor financeiro reduziu pela metade os empregos: de 800 mil bancários na década de 80, chegamos a cerca de 400 mil em 2004. Está na hora de recuperar os empregos no setor. Prestar melhores serviços depende disso.” O presidente do Sindicato sugere que a prefeitura faça um estudo da relação número de clientes x número de funcionários para que na regulamentação da lei essa informação esteja clara.
“Não adianta estabelecer tempo de atendimento numa lei, se ela não regulamentar um número específico de trabalhadores por agência. Assim, os bancários acabarão sendo penalizados, com mais cobrança por metas. E isso nós não vamos admitir.”
Demissões revertidas na Caixa Federal
Os bancários também alcançaram importante vitória na Caixa Econômica Federal. No último dia 18, após inúmeras manifestações dos trabalhadores, o Conselho Gestor da Caixa aprovou as regras para readmissão dos atingidos pela RH 008 – trabalhadores demitidos sem justa causa durante o governo FHC – que estão reintegrados por força de liminar ou sentença em primeiro grau e ainda aqueles que vierem a ser beneficiados pelas ações ingressadas até 1º de dezembro do ano passado.
Esses trabalhadores terão garantidos todos os direitos trabalhistas retroativos à data da demissão, inclusive a contagem de tempo.