Pular para o conteúdo principal

Lei das filas e contratações de bancários

Imagem Destaque
O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região promete empenho pelo restabelecimento da Lei das Filas. Liminar concedida aos bancos pela 2ª Vara da Fazenda Pública, suspendeu os efeitos da Lei 13.948 que previa tempo máximo de 15 minutos para atendimento dos clientes nas agências bancárias.

“Queremos que os bancos respeitem clientes e bancários, por isso, vamos procurar, na Justiça, mecanismos pelo restabelecimento da lei. Também estamos trabalhando pelo seu aperfeiçoamento”, informa o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino.

Uma emenda à lei das filas, ambas propostas pelo vereador Rubens Calvo, já tramita na Câmara Municipal de São Paulo e estabelece um número mínimo de bancários para atendimento nos caixas.

“Os bancos lutam contra a lei porque ela forçaria a contratação de mais bancários. Mas, preocupados em continuar batendo recordes de lucratividade, os bancos se recusam a contratar e querem é tirar o cliente da agência, empurrando-os para o atendimento eletrônico ou para os correspondentes bancários. Enquanto isso, permanece o principal problema que é a falta de funcionários, fazendo sofrer os bancários, com excesso de trabalho, e os clientes, com as filas”, diz Marcolino.
seja socio