Imagem Destaque
O encontro acontece entre os dias 17 e 18 de março, no Hotel Braston (Rua Martins Fontes, 330), e terá início às 9h, com uma homenagem aos trabalhadores, antes da mesa de abertura oficial do seminário. O artista Rodrigo Yokota, o Whip começará a fazer um grafite em tela, cuja obra representará a igualdade de direitos para os bancários desses bancos mundiais. O trabalho do artista, que deverá ser concluído no fim do dia, deverá percorrer exposições pelo mundo para representar a reivindicação mundial.
A abertura oficial do evento começa logo após o início dos trabalhos do artista, e contará com a presença de Oliver Röethig, presidente da Uni Sindicato Global, os presidentes da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, além de representantes do Santander e do HSBC. Às 10h30 está programada uma coletiva de imprensa.
O presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, que também é vice-presidente da Uni Finanças, explica a intenção é de que a campanha resulte num acordo que a ser assinado por trabalhadores e bancos, garanta direitos fundamentais e conquistas como organização sindical sem ingerência patronal e à sindicalização sem retaliações, repressão ou discriminação. A idéia é ter como base os direitos assegurados nas determinações da OIT (Organização Internacional do Trabalho), entre outros.
Atividades com bancários e reuniões com os Bancos
Os bancários promovem na quinta dia 18, a partir das 8h, no Centro Administrativo Santander (Casa 3), Santo Amaro, um atividade bem humorada em defesa do Acordo Marco Global. Bexigas, malabares e pernas-de-pau chamam atenção para importância do tema. Às 11h30, representantes dos Sindicatos, reúnem-se com bancários do local, onde trabalham cerca de 2.500 pessoas.
Também na quinta 18, às 10h representantes dos Sindicatos reúnem-se com representantes da área de recursos humanos do HSBC.
BLOG – Confira em www.bankonrights.org todas as informações sobre o seminário.